Viva Rio recebe registro no Conselho Municipal de Assistência Social de Maricá

Misael dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Maricá, entrega registro a Cléo Moraes, do Viva Rio – Foto: Katito Carvalho 

 

21/12/2022

O Viva Rio recebeu, nessa terça-feira (20), o registro no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Maricá pelo reconhecimento da sua atuação no município. Desde agosto de 2020, a instituição atua na cogestão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na cidade. Com o registro, será possível estreitar a relação com a Secretaria e fortalecer as ações realizadas.  

“Com esse registro, a parceria com Maricá é solidificada e nos sentimos motivados a desenvolver novos projetos que beneficiem a população vulnerável da região”, conta Cléo Moraes, assessor técnico do núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, que recebeu o registro entregue por Misael dos Santos, presidente do CMAS. 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é ofertado pela atenção básica da Assistência Social nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Os principais objetivos são fortalecer os vínculos familiares e comunitários e detectar vulnerabilidades precocemente. Esse serviço funciona em todos os CRAS do país desde 2011. Conta com vários profissionais como assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e oficineiros. 

“Podem acontecer oficinas de várias modalidades, rodas de conversa, exibição de filmes seguidos de debates. É importante que aconteçam encontros sistemáticos. Ao fim da atividade, é promovido um momento de lazer para que haja comunhão entre os participantes”, conta Cléo. 

Ele reforça a importância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos como um apoio para pessoas vulneráveis. “No caso de uma mãe solteira, por exemplo, que o ex-marido tenha deixado de pagar pensão, o fortalecimento de vínculo no território irá ajudar. As pessoas vão se mobilizar para fazer vaquinha, doar alimentos. O objetivo é não deixar que a pessoa passe pela situação sozinha, além de intervir em um problema que esteja emergindo, antes que tome uma proporção maior”.

 

Postado em Notícias.