Jovem Aprendiz do Viva Rio funciona há 15 anos como porta de entrada para o mercado de trabalho

Jovens aprendizes de um hospital parceiro do Viva Rio

 

11/08/2022

O Programa Jovem Aprendiz do Viva Rio começou há 15 anos, em 2007, quando a Lei da Aprendizagem (nº 10.097/00) entrou em vigor no Rio de Janeiro. A taxa mínima de desistência dos jovens e o acompanhamento das empresas e dos aprendizes antes e durante todo o processo de seleção e contrato, são algumas das características que garantem a estabilidade do Viva Rio como entidade formadora (mediadora entre o jovem e o empregador). 

De acordo com a gerente de projetos sociais, Aurelita Vieira, o monitoramento dos aprendizes é essencial para garantir segurança, tanto às empresas quanto aos jovens, com o objetivo de que o contrato seja cumprido até o final. “Damos todo o suporte para as empresa e aprendizes para que a desistência não aconteça. São feitas visitas às instituições e reuniões para esclarecer todas as dúvidas. Caso o jovem apresente algum problema na empresa, chamamos para conversar, além de procurar a família em casos de falta ou problemas na escola”, explica Aurelita. 

De janeiro a julho deste ano, o Programa Jovem Aprendiz do Viva Rio aprovou 260 jovens, que vão ser encaminhados para instituições parceiras de acordo com as vagas disponíveis. Muitos desses jovens são efetivados quando o contrato de aprendizagem se encerra. É o caso da Yasmim Ricciardi, 21 anos, auxiliar administrativa no setor de marketing de um hospital parceiro do Viva Rio. 

Yasmim está no 3º período do curso de Letras (Licenciatura) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e seu primeiro trabalho formal foi através do Jovem Aprendiz do Viva Rio, que durou um ano e cinco meses, até julho deste ano, quando foi efetivada. Além do período na empresa, os jovens recebem um curso de formação. Para Yasmim, as aulas foram fundamentais para sua vida profissional e na sociedade.

Jovens que foram efetivadas após o contrato de aprendiz; ao meio Yasmim Ricciardi

 

“Eu gostei bastante de ver como o Viva Rio se preocupa com a formação de cidadãos para além do mercado de trabalho. Tratamos sobre diversos assuntos: os papéis de cada setor de uma empresa, maneiras eficazes de organizar nosso tempo e nos planejar para alcançar nossos objetivos, empreendedorismo e educação financeira e sexual. Professores e alunos conseguiam se comunicar e trocar conhecimentos, de forma respeitosa”, conta Yasmim

A jovem conta que se sentiu respeitada durante todo o processo de seleção: “Desde que tive o primeiro contato com a pessoa que comunicou que eu tinha passado no processo seletivo, o que notei foi a premissa do respeito e da inclusão”. 

Para a gerente de projetos sociais, Aurelita Vieira, o diferencial do Viva Rio é a constante atualização dos conteúdos do curso. “O nosso curso é renovado e adequado conforme o público. O jovem que começou em 2007 não é o jovem de hoje, que faz uma pesquisa pelo celular, por isso, a metodologia precisa ser diferente”. Além disso, também são feitas visitas a empresas e passeios culturais, como idas a museus. 

A aprendiz administrativa Emily Poly, 19 anos, conseguiu seu primeiro emprego através do Jovem Aprendiz Viva Rio. Ela trabalha há cerca de seis meses em um hospital parceiro do programa. Seu sonho é cursar medicina, por isso, seu contato com os profissionais de saúde da unidade tem sido importante para ampliar seus conhecimentos na área. 

Emily conta que os conteúdos aprendidos no curso de qualificação do programa muitas vezes são inéditos para ela, o que tem agregado em sua bagagem educacional. “Às vezes tenho aulas de coisas que nunca ouvi falar, aí vou aprendendo e me aprofundando no assunto. Também usam muitos vídeos do filósofo e professor Mario Sergio Cortella, que tem umas ideias incríveis”.

 

O Programa Jovem Aprendiz Viva Rio 

O Viva Rio, como uma entidade formadora, é responsável por  toda a formação do aprendiz, desde a seleção, processo seletivo e encaminhamento para as empresas cadastradas em sua base. Pela lei, empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. 

Para ser aprendiz, é necessário estar cursando a partir do 1° ano do Ensino Médio ou já ter concluído. Durante o período de contrato (que pode durar até dois anos), os jovens recebem um curso de qualificação, onde são abordados assuntos como: atividades da rotina corporativa, atendimento ao cliente, arquivamento, contabilidade, trabalho em equipe, expressão oral, escrita e pesquisa.

As inscrições, tanto para empresas que desejam contratar quanto para jovens que querem ser aprendizes, devem ser feitas pelo site do Viva Rio, nesse link: http://vivario.org.br/jovem-aprendiz-2-3/. As vagas em aberto também ficam disponíveis no site e redes sociais. 

Para mais informações sobre o programa, envie um e-mail para jaeduc3@vivario.org.br ou entre em contato com o número 99538-1562. 

 

Postado em Notícias.