jovem
aprendiz

Com o objetivo de atender às exigências da Lei 10.097 (19/12/2000) e do Decreto 5598/2005 – que obrigam as empresas de médio e grande porte a contratar jovens aprendizes na proporção de 5% a 15% do seu quadro de empregados – o Viva Rio desenvolveu um programa de qualificação profissional com formação humanista que, ao mesmo tempo, traz uma série de vantagens para as empresas.

O Viva Rio atua dentro de uma visão holística que entende o jovem como um indivíduo em formação que deve ser protagonista de seu desenvolvimento ético, moral e profissional, com foco em sua inserção no mundo do trabalho.

Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados para a formação e o atendimento dos aprendizes, além de salas climatizadas, recursos multimídia, material didático desenvolvido especialmente para o programa e salas de informática, entre outros recursos. Os três módulos de formação incluem aulas de Mercado de Trabalho e Empresa; Gestão Pessoal; Cidadania, Ética e Política; Comunicação Oral e Escrita; Informática; Empreendedorismo; e Planejamento de Carreira, entre outras.

Para as empresas, o Programa Jovem Aprendiz apresenta vários diferenciais. Por ser uma instituição sem fins lucrativos, os custos do Viva Rio são mais baixos. Além disso, o início é imediato, pois turmas são abertas a cada segunda-feira. E o desenvolvimento dos jovens é acompanhado por um profissional técnico, especialmente nos aspectos de motivação, assiduidade, pontualidade e cordialidade. Outra vantagem é que o recrutamento e a triagem dos jovens são feitos dentro do perfil estabelecido pela empresa.

O Programa Jovem Aprendiz fortalece as ações de Responsabilidade Social das empresas, ao mesmo tempo, lhes dá a oportunidade de formar profissionais afinados com sua cultura e seus princípios.