Atenção Básica

A Estratégia Saúde da Família é o modelo de escolha para estruturar a Atenção Primária no país, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Este modelo propõe a reorientação do processo de trabalho, ampliar a resolutividade das equipes e produzir impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

Os médicos que atuam na Atenção Primária integram equipes multidisciplinares que atuam provendo atenção integral, contínua e organizada à população do território adscrito, de forma complementar e integrada, compartilhando e construindo saberes e coordenando o cuidado às famílias.

As atribuições do médico da Atenção Primária estão definidas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), de 2017, e incluem, entre outras ações, a realização de consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos e atividades em grupo na unidade básica de Saúde (UBS) ou, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações entre outros).

Muitos investimentos têm sido feitos para ampliar a resolutividade e as possibilidades de ações da Atenção Primária, como a melhoria das estruturas físicas das UBS, climatização dos espaços das unidades e disponibilização de equipamentos e apoio diagnóstico, como exames de imagem (USG e Raio X), doppler venoso portátil, eletrocautério, oto-oftalmoscópio e doppler fetal.

Urgência e Emergência

O atendimento à demanda espontânea das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou Pronto Socorro é voltado a pacientes com sintomas de baixa e média complexidade. O objetivo é a estabilização dos sintomas, prosseguindo com a alta hospitalar ou a transferência para unidade específica e/ou de complexidade.

O relacionamento com o público deve prezar pelo respeito, pela privacidade e pela integridade, com o fornecimento de informações claras e precisas ao usuário e/ou sua família.

O coordenador da unidade dará o suporte necessário, promovendo a ambientação dos profissionais interessados em ingressar na dinâmica de trabalho da Urgência e Emergência.