Aluna do Espaço Nova Geração é campeã de tênis de mesa nos Jogos Escolares de Niterói

Clarice Melo é aluna de Valesca Maranhão, grande atleta e ex-treinadora de Hugo Calderano

20/12/2022

A aluna Clarice Melo, de 15 anos, do Espaço Nova Geração (ENG) do Cantagalo, foi campeã de tênis de mesa nos Jogos Escolares de Niterói (JEN) 2022. Na disputa, que aconteceu na última quinta-feira (15/12), a adolescente também conquistou o segundo lugar nas duplas mistas. 

A jovem atleta do ENG ganhou a medalha de ouro em uma categoria acima da sua idade (17 a 19 anos) e a de prata em sua faixa etária (14 a 16 anos). Havia ainda outra categoria, de 11 a 13 anos. A competição contou com cerca de 50 alunos de mais de 15 escolas públicas e privadas do município. 

Clarice treina há quase dois anos no ENG, foi uma das primeiras alunas do tênis de mesa que começou no Cantagalo no início de 2021, conduzido por Valesca Maranhão, mesatenista que disputou os Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata, em 1995. Valesca foi técnica de um dos principais atletas brasileiros da atualidade, Hugo Calderano, que disputou as olimpíadas de Tóquio e é considerado o maior jogador das Américas de todos os tempos. 

Recentemente, Valesca Maranhão venceu o Campeonato Brasileiro que aconteceu em São Paulo. A esportista estava sem competir desde 2015 e voltou a jogar para incentivar novos atletas cariocas. O Campeonato Brasileiro teve a participação de 2.200 atletas, do mirim ao veterano. 

“Sempre falo muito com os meus alunos sobre a questão da mulher no cenário do esporte. Inclusive eu voltei a jogar agora após sete anos e fui campeã brasileira. Sempre impulsiono os meus alunos a jogarem, principalmente as meninas”, comenta a atleta. 

Valesca Maranhão dando aula no Espaço Nova Geração – Foto: Prefeitura de Niterói 

 

Sobre a vitória de Clarice nos Jogos Escolares de Niterói, Valesca reforça a importância dos treinos. “A questão do treinamento faz muita diferença, haviam muitas meninas ali que só praticam ping pong na escola, no horário do recreio, não têm um aperfeiçoamento com um professor. A maioria não tem noção de modalidade, nem de técnica. A maioria joga por lazer apenas”, comenta. 

As aulas de tênis no Espaço Nova Geração acontecem duas vezes na semana, para mais de 60 alunos na unidade do bairro Cantagalo. “Um projeto como o ENG não existe no Rio, é super organizado e inclusivo. O Viva Rio faz uma excelente gestão ali”, finaliza a professora.  

 

Jogos Escolares de Niterói (JEN)

Os Jogos Escolares de Niterói (JEN) voltaram em 2022 após dois anos de paralisação por causa da covid-19. A competição é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Fundação Municipal de Educação. Este ano, foram 53 escolas inscritas, entre públicas e privadas, com aproximadamente cinco mil alunos nas competições das 23 modalidades esportivas. 

Foram 900 partidas entre junho e dezembro dos seguintes esportes: society, futsal, vôlei, basquete, handebol, beach soccer, handebol de praia, vôlei de praia, altinha, rugby, futmesa, badminton, basquete 3 x 3, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, skate, judô, tênis de mesa, xadrez e queimado.  

 

Postado em Notícias.