Viva Rio participa de pesquisa da Secretaria de Saúde que avalia resultados da 3ª dose das vacinas contra Covid-19

Feito em parceria com a Fiocruz e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, o estudo BoostCOVID-19 avalia a segurança e imunogenicidade (capacidade de produzir anticorpos) das vacinas em voluntários

Equipe da pesquisa BoostCOVID-19 cadastra colaboradores do Viva Rio 

 

28/07/2022

O Viva Rio recebeu, nessa quarta-feira (27), em sua sede, em Ipanema, uma equipe da pesquisa clínica BoostCOVID-19, feita pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), para cadastro de voluntários. O estudo tem o objetivo de avaliar a segurança e a imunogenicidade (capacidade de produzir anticorpos) da terceira dose de vacina contra a Covid-19. Ao todo, 14 colaboradores do Viva Rio foram incluídos na pesquisa. 

Um dos principais objetivos da pesquisa é entender o nível de proteção conferida pelas diferentes combinações entre esquemas primários de vacinação contra Covid-19 e a primeira dose de reforço. Podem participar voluntários maiores de 18 anos residentes no município do Rio de Janeiro que tenham completado o esquema vacinal contra Covid-19 (duas doses) com a Coronavac, a Astrazeneca ou a Pfizer há pelo menos três meses. 

Existem alguns critérios de exclusão, como pessoas que tenham contraindicação às vacinas do estudo, portadores de doenças crônicas não controladas, imunossuprimidos, grávidas ou que estejam no puerpério (até 45 dias após o parto). 

De acordo com Margareth Catoia Varela – pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde (LIVS) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz – a pesquisa iniciou em outubro de 2021 e nos próximos meses já será possível obter alguns resultados preliminares. Mais de dois mil moradores do município do Rio de Janeiro estão participando do estudo. 

No Viva Rio, nessa quarta-feira, também foram aplicadas a quarta dose da vacina contra Covid-19 (ou a segunda dose de reforço) e a vacina contra a gripe. 

A inclusão de voluntários poderá ser feita até a próxima sexta-feira (29) em um dos stands da pesquisa presentes na estação de metrô General Osório, em Ipanema e no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, das 10h às 16h. Os interessados devem levar um documento de identificação com foto e o comprovante de vacinação contra Covid-19. 

 

Como funciona a pesquisa

As vacinas disponibilizadas para a dose de reforço serão a Fiocruz/AstraZeneca, a Pfizer e a Janssen. A aplicação no participante será feita de maneira “cega” e randomizada. Ou seja, o voluntário não saberá qual vacina será aplicada, ela será escolhida de maneira aleatória por um programa de computador. Após 60 dias da vacinação, essa informação será fornecida. 

Existem duas maneiras de participar da pesquisa: através do estudo de segurança, onde a pessoa é acompanhada de forma remota por dois meses ou do estudo de imunogenicidade, onde o acompanhamento é feito por um ano e há a necessidade de comparecimento presencial para coletas de sangue.  

No estudo de segurança, o voluntário precisará responder a questionários online para avaliar as reações da vacina em seu corpo. Já no estudo de imunogenicidade, além dos questionários online, serão feitas quatro coletas de sangue (pré-vacinação, após 30 dias, seis meses e um ano). 

Mais informações podem ser obtidas no site do BoostCOVID-19: https://livs.ini.fiocruz.br/projetos/boost01/index.html 

 

Postado em Notícias.