Viva Rio Eficiente promove roda de conversa para pessoas com deficiência

O primeiro encontro reuniu 15 PcD que compartilharam suas experiências, histórias de vida e dificuldades, dentro e fora das empresas 

Roda de conversa aconteceu na sede do Viva Rio, no Cantagalo – Foto: Comunicação Viva Rio 

29/04/2022

“Vivi por muito tempo calada, reprimida. Nem a minha própria família conseguia entender a minha deficiência. Foram anos de silêncio. Eu não saía de casa nem para ir ao mercado. Com o passar do tempo, pude entender que sou normal e comecei a me valorizar. Meu primeiro emprego foi aos 38 anos, mas não fui reconhecida como PcD, então não tive meus direitos.”

Esse foi um trecho do relato de Reginalva Passos, Auxiliar de Serviços Gerais do Viva Rio, que participou do encontro. Ela perdeu quase toda audição aos 18 anos de idade, por causa de uma eclâmpsia, que ocorreu após o parto de seu primeiro filho. 

O Viva Rio Eficiente promoveu nesta sexta-feira (29/04) a primeira roda de conversa voltada para pessoas com deficiência, na sede da instituição, no Cantagalo, em Ipanema. O bate-papo contou com a presença de 15 PcD, funcionários da instituição e moradores da região, que puderam compartilhar sobre suas experiências e histórias, dentro e fora de empresas. 

A conversa foi um espaço aberto para que as pessoas com deficiência pudessem desabafar de forma livre sobre vários temas que permeiam suas vidas: os incômodos e as dores causadas pelo preconceito, a dificuldade de serem reconhecidos como capazes dentro e fora do mercado de trabalho, a importância de um posicionamento quanto às ofensas e formas erradas de tratamento e a necessidade de treinamentos sobre PcD para os funcionários. 

O bate-papo reuniu PcD funcionários e moradores da região – Foto: Comunicação Viva Rio 

 

Para Reginalva Passos, a roda de conversa serviu como um incentivo para que ela se abrisse. “Por ter sofrido tanto, eu não me achava capaz de nada, nem de trabalhar, nem de me aproximar de alguém. Ouvir as histórias dos outros me deu coragem de falar também. Achei muito importante mesmo esse momento”. 

O bate-papo foi mediado pelo coordenador do Viva Rio Eficiente e do Comitê de Diversidade, Renato Freitas, e pela psicóloga do Cuidando de quem cuida, Karen Jones. Renato destaca a necessidade de dar voz aos mais de 200 colaboradores PcD e lutar para construir um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor. 

“Hoje os nossos colaboradores precisam de um lugar de fala. De um lugar onde eles possam ser o que eles quiserem. Nesse nosso primeiro encontro, eles puderam falar sobre o que gostam e não gostam, como querem ser tratados, sobre onde querem chegar. O Viva Rio Eficiente luta para modificar, aos pouquinhos, a forma como a sociedade vê o PcD. A deficiência, na verdade, está na sociedade.” 

O Viva Rio Eficiente é um programa que contrata e atende as pessoas com deficiência. Atua além da contratação, busca a inclusão do PcD na sociedade. “Está muito ligado à missão da instituição: promover a inclusão e a paz”, conta Renato. 

A proposta é fazer duas rodas de conversa por mês, que vão circular pelas unidades administradas pelo Viva Rio. 

Postado em Notícias.