Programa Jovem Aprendiz Viva Rio: mais de 70 jovens aprovados em 2022

Jovens do projeto em sala de aula –Foto: Acervo Jovem Aprendiz

 

07/04/2022

Oferecer oportunidades para a juventude é parte da missão do Viva Rio e o Programa Jovem Aprendiz é um dos meios, ao alinhar formação educacional com acesso ao mercado de trabalho. Em 2022, já foram 79 aprovados através da instituição e em 2021, 753 adolescentes e jovens ingressaram no programa e conseguiram um emprego. 

A Lei do Jovem Aprendiz (nº 10.097/00) foi implementada em 2000 e o Viva Rio atua como entidade formadora desde 2007, quando a lei entrou em vigor e a aprendizagem iniciou no estado do Rio de Janeiro. A instituição é uma mediadora entre o jovem e o empregador: realiza toda a formação do aprendiz, desde a seleção, processo seletivo e encaminhamento para as empresas cadastradas em sua base. Pela lei, empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. 

De acordo com a gerente de projetos sociais, Aurelita Vieira, o Programa Jovem Aprendiz do Viva Rio prepara para o mercado de trabalho, mas sem deixar de lado a educação para a vida em sociedade. “O nosso foco é uma formação completa do jovem como protagonista no seu desenvolvimento ético, moral e profissional para sua inserção e manutenção no mundo do trabalho. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificada para formação e atendimento dos aprendizes”, explica. 

Apresentação de trabalho em sala de aula – Foto: Acervo Jovem Aprendiz

 

Quando aprovado, o jovem fica no Viva Rio durante o primeiro mês para instruções básicas, depois desse período, é encaminhado para a empresa, onde fica por quatro dias da semana e um dia no Viva Rio recebendo o curso de qualificação, até que se encerre o contrato, que pode durar no máximo dois anos. É necessário que esteja cursando a partir do 1° ano do Ensino Médio ou que já tenha concluído. 

Durante o curso de qualificação, os selecionados se familiarizam com atividades da rotina corporativa, como atendimento ao cliente, arquivamento, contabilidade, trabalho em equipe, expressão oral, escrita e pesquisa. Alguns dos módulos de aulas são: Marketing, Logística, Empreendedorismo, Cidadania, Ética, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Planejamento de Carreira e Informática. 

Para Aurelita, é necessário uma atualização constante nos módulos de aprendizagem e esse é o diferencial do Viva Rio: “Não pode ser só aprender a mexer no Excel. No Viva Rio fazemos a atualização dos módulos conforme necessário. Algo que um educador faz e dá certo é aplicado por outros educadores”. Ela também lembra de um caso em que uma empresa efetivou 28 aprendizes. “As empresas sentem que o nosso projeto é diferenciado. Não é só bater a cota, é mudar a vida dos jovens”, finaliza. 

As inscrições, tanto para empresas que desejam contratar quanto para jovens que querem ser aprendizes, devem ser feitas pelo site do Viva Rio, nesse link: http://vivario.org.br/jovem-aprendiz-2-3/. As vagas em aberto também ficam disponíveis no site e redes sociais. 

Para mais informações sobre o programa, envie um e-mail para jaeduc3@vivario.org.br ou entre em contato com o número 99538-1562. 

Postado em Notícias.