Voluntariado Viva Rio e Só Quero Ser feliz participam de mutirão na Trilha Transcarioca

28/9/2018

Neste domingo (30/09), o Movimento Trilha Transcarioca irá promover, em parceria com o projeto Só Quero Ser Feliz e o Voluntariado Viva Rio, um grande mutirão de limpeza e manutenção da sinalização da trilha. Foram selecionados dois trechos para receber a força-tarefa de voluntários, todos engajados em contribuir com o projeto. Os voluntários irão ajudar nas ações de manejo, poda leve e sinalização da Vista Chinesa ao Parque da Cidade – dois cartões-postais do Rio. O ponto de encontro será na Rua Lopes Quintas com a Rua Jardim Botânico, às 7h15, e uma van realizará o transporte até o ponto de início da trilha.

Trilha da Vista Chinesa

A Transcarioca foi idealizada por Pedro da Cunha e Menezes, em seu livro Transcarioca: todos os passos de um sonho (2000). A ideia está respaldada em diversos exemplos de trilhas de longo curso, como a Appalachian Trail (EUA), Huella Andina (Argentina), Hoerikwaggo Trail (África do Sul) e Te Araroa Trail (Nova Zelândia). Além da geração de emprego e renda dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, gerar visitação e fazer melhorias na gestão das áreas protegidas também estão nos objetivos do projeto. Além disso, a Trilha Transcarioca foi considerada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como um dos melhores exemplos de corredor ecológico em área urbana do mundo e é citada em seu livro de “Melhores Práticas” como exemplo a ser replicado em outros países.

Além de promover recreação e lazer, o projeto busca conscientizar a população sobre a importância da conservação e da proteção de áreas e espécies ameaçadas da fauna e flora. Por isso o Só Quero Ser Feliz – que vem mobilizando um calendário de eventos fora do circuito convencional no estado do Rio – apoia e participa desse evento. “A ideia do Só Quero Ser Feliz é ter um cardápio de atividades e eventos que são muito ricos, mas que nem sempre a cidade toma conhecimento. A importância desse evento é imensa, porque é um conjunto de trilhas que atravessa a cidade, você pode conhecer a cidade por elas. Além disso, grande parte da conservação das trilhas é feita por pessoas e instituições da sociedade civil, então é um carinho com o Rio e com o verde, isso é muito bonito. Esperamos conseguir apresentar esse projeto tão interessante e importante para os cariocas”, afirmou Marília Rocha, coordenadora do projeto.

Sinalização em Trilhas da Transcarioca

Para Diego Silva, supervisor do Voluntariado Viva Rio, é muito importante participar e apoiar esse evento: “Eu sempre digo que o Voluntariado está no DNA do Viva Rio, presente desde a resposta à violência que o Rio de Janeiro sofreu na década de 1990 e que levou milhares de pessoas às ruas. Participar de ações de meio ambiente como o do mutirão da Trilha Transcarioca e envolver nossos voluntários só ratifica nosso propósito, alinhados com nossos valores de construir relações de confiança nos territórios onde atuamos”.

Postado em Notícias na tag , , , .