Voluntariado do Viva Rio promove capacitação para novos participantes

Voluntariado do Viva Rio promove encontro para integrar novos participantes 

 

31/08/2022

O Voluntariado do Viva Rio promoveu uma capacitação para novos integrantes na manhã dessa terça-feira (30) na sede da instituição, em Ipanema. Esse foi o primeiro encontro de voluntários após mais de 2 anos de suspensão, por causa da pandemia de Covid-19. Nessa capacitação inicial, os voluntários conheceram o Viva Rio, os projetos desenvolvidos e as campanhas do Voluntariado. 

A coordenadora do Voluntariado, Cibele Dias, apresentou todas as ações promovidas pelo programa, como a Salvando Vidas, Gota a Gota (doação de sangue), Inverno Quente (doação de agasalhos e cobertores), Criança Feliz, Natal Feliz (doação de brinquedos para crianças). Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e escolher quais as áreas em que pretendem atuar. 

Para o técnico de enfermagem, Gerson Ventura, que esteve presente no evento, sua profissão se relaciona muito com o conceito de solidariedade presente no trabalho voluntário: “Por ser profissional de saúde e ter aprendido muito sobre empatia, vejo que tem tudo a ver com o que faço. Várias áreas me interessaram, então, no que precisar de ajuda, estarei aqui para ajudar”, conta ele, que é graduando de Enfermagem.  

A estudante de Enfermagem, Luciana Rodrigues, colega de turma de Gerson, foi incentivada por ele a se voluntariar. Para ela, ser solidário é ofertar coisas simples ao próximo, mas que fazem grande diferença. “Eu não tenho nada para dar para ninguém, o que posso oferecer é o meu conhecimento e meu tempo. Se eu doar sangue, por exemplo, ajudo até quatro pessoas. Então, por que não fazer? Existem diversas coisas possíveis de serem feitas”, conta animada. 

Atualmente, há no Voluntariado do Viva Rio 898 pessoas cadastradas. De acordo com a coordenadora Cibele Dias, a maioria é mulher e faz graduação em Psicologia, Assistência Social e Relações Internacionais. O cadastro pode ser feito através do site do Viva Rio ou pelo e-mail progvoluntariado@vivario.org.br

 

Postado em Notícias.