Viva Rio tem novo projeto para reduzir violência no Haiti

Policia Nacional e comunidade haitiana assinam acordo para reduzir violência

A redução da violência através da estratégia de mediação de conflitos proposta pelo Viva Rio, foi o primeiro passo de um programa de cooperação entre a Policia Nacional do Haiti (PNH) e a comunidade. A proposta de policiamento de proximidade (Rapprochement) tem o objetivo de melhorar a segurança publica em 18 bairros da área metropolitana, localizados nas prefeituras de Delmas, Cité Soleil e Porto Príncipe. O programa é realizado em parceria com a seção de Redução da Violência Comunitária (RVC) da MINUSTAH.

No conceito de policiamento comunitário é de fundamental importância a colaboração das prefeituras e o envolvimento da polícia, lideranças comunitárias e população local. Dentro desta estratégia, seis áreas de aproximação serão compostas com a participação direta de 150 policiais e 60 líderes comunitários, capacitados em mediação e resolução de conflitos, questões de gênero e na gestão de riscos e desastres.

A coordenadora de relações institucionais do Viva Rio no Haiti, Mariam Yazdani, informou que várias ações também serão realizadas para promover uma relação mais próxima entre a policia e a população. “Festivais da paz e torneios de futebol são algumas das propostas. Encontros de formação e reuniões mensais também serão integrados no processo de mediação de conflitos”, acrescenta ela.

Desde 2007 o Viva Rio conduz vários acordos de paz no Haiti baseados na mediação de conflito. Ao todo, quatro desses acordos (Tanbou Lapè) já foram firmados entre líderes de grupos violentos de Bel Air, em Porto Príncipe, que apresentavam histórico de conflitos e rivalidades.

Para cada mês sem mortes em conflitos, os líderes comunitários recebem prêmios e são distribuídas bolsas de estudo para crianças das 14 bases de Bel Air. A cada dois meses sem morte em conflitos, é oferecida uma bolsa de estudo para jovens músicos e realiza-se uma festa de celebração da paz, com participação de grupos de rap e de rara (música de rua tradicional no Haiti). Já foram distribuídas 330 bolsas para crianças e 88 para prática de rara.

Postado em Notícias na tag .