Viva Rio promove atividades sobre o Setembro Amarelo para seus colaboradores

 

Psicóloga do Cuidando de quem cuida, Karen Jones,  mediou a roda de conversa “É depressão ou tristeza?”

 

27/09/2022

O Viva Rio, através do programa Cuidando de quem cuida, iniciou nesta terça-feira (27) uma série de atividades voltadas para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Uma roda de conversa com o tema “É depressão ou tristeza?”, conduzida pela psicóloga do Cuidando de quem cuida, Karen Jones, abriu a programação. Também houve uma palestra com o tema “Sua vida vale muito”, ministrada pelo coordenador de psicologia do Hospital Municipal Albert Schweitzer, Auri Júnior, e pela psicóloga da unidade, Quesia Gonçalves. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos anuais. A maioria dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos e doenças mentais, como depressão e ansiedade. Entendendo a importância de falar sobre saúde mental, o Viva Rio reuniu os colaboradores na sede da instituição para um espaço de compartilhamento de vivências e informações em torno do tema. 

A psicóloga Karen Jones explicou como funciona o programa Cuidando de quem cuida, apresentou dados de suicídio e explanou as diferenças entre tristeza e depressão. Depois disso, a roda de conversa foi aberta e os participantes puderam compartilhar suas experiências com casos de depressão, suicídio e tentativas, de forma emocionante. 

“Nessa técnica de grupo de encontro que eu trouxe hoje, os participantes se sentem seguros, conseguem falar e têm uma devolutiva no lugar. Nos grupos de encontro, as pessoas se sentem tão seguras que conseguem falar de coisas que nunca abriram para ninguém. Isso é muito potente”, conta a psicóloga. 

Um dos presentes na roda de conversa contou que, quando era mais jovem, tentou cometer suicídio três vezes, depois de ter desenvolvido um quadro depressivo após a morte da mãe. “Eu nunca tinha participado de uma roda de conversa como essa. Eu amei, me expus, pude compartilhar minha história. Estou me sentindo leve”, conta o auxiliar de serviços gerais. 

A psicóloga do Hospital Municipal Albert Schweitzer, Quesia Matos palestrou sobre o tema “Sua vida vale muito”

 

Já na palestra “Sua vida vale muito”, a psicóloga do Hospital Municipal Albert Schweitzer, Quesia Matos, palestrou sobre fatores diretos e indiretos que levam ao suicídio, sinais dados por suicídas, como prevenir tentativas e os mitos e verdades em torno dessa temática. “É muito importante vir à instituição e falar sobre um tema tão sensível como o suicídio. A intenção é que os que estiveram presentes na palestra tenham um olhar de cuidado em relação ao outro e reproduzam um pouco do que foi dito”, conta. 

Para o coordenador de psicologia do Albert Schweitzer, o tema prevenção ao suicídio deve ser mais conversado nas empresas e alcançar mais pessoas. “Falar sobre suicídio é questão de responsabilidade social, poucas empresa tem essa visão de cuidado com a saúde mental do outro. Por que não trabalhar a prevenção e tratar desse funcionário antes que a doença apareça? Ao abrir esse espaço, o Viva Rio está colaborando para trazer informação e está cuidando de seu colabordor”.

 

 

Postado em Notícias.