Viva Rio participa de desarmamento na Venezuela

Especialistas em controle de armas participaram de encontro sobre desarmamento na Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, convidou um grupo de especialistas de todo o mundo para participar do Encontro Internacional sobre Desarmamento, em Caracas. O objetivo do encontro foi compartilhar as experiências de vários países em campanhas de desarmamento e na criação de leis de controle de armas.

Entre os especialistas convidados estava o coordenador do Projeto de Controle de Armas do Viva Rio, Antonio Rangel Bandeira, que levou a experiência brasileira na construção de uma legislação mais rígida, o Estatuto do Desarmamento, e sobre as três campanhas nacionais de entrega voluntária de armas, que já retiraram mais de 500 mil armas de circulação e levaram à queda em 11% do número de mortes por armas de fogo no país.

“A Venezuela e o Brasil têm problemas em comum. Um deles é a insegurança. E o Brasil vem tendo sucesso na implementação de uma política de desarmamento voluntário. Fizemos pesquisas sérias e envolvemos os meios de comunicação para conscientizar a população de que ter uma arma em casa é muito mais um risco do que proteção”, afirmou Rangel em discurso durante a abertura do encontro a convite de Hugo Chávez.

O governo da Venezuela vai implementar uma nova lei de controle de armas no país e formou uma comissão para avaliar o tema: a Comissão Presidencial de Controle de Armas, Munição e Desarmamento. A comissão esteve no Brasil em dezembro do ano passado, onde se reuniu com a equipe do Projeto de Controle de Armas do Viva Rio.

Estiveram presentes também no encontro em Caracas Rebecca Peters, ex-diretora e integrante do Conselho Diretor da Iansa, e William Godnick, coordenador do Programa de Segurança Pública do Centro Regional das Nações Unidas para a Paz, Desarmamento e Desenvolvimento da América Latina e Caribe (UN-Lirec).

Assista ao vídeo com o depoimento de Antonio Ragel Bandeira

Imagens captadas da Rede Venezuelana de Televisão

Postado em Notícias na tag .