Viva Rio participa da Jornada Internacional pela Paz 2012 no Haiti

Alunos dos projetos Gingando pela Paz, Aochan Creole e Fanfare se apresentaram na praça Champs de Mars, no dia 22 de setembro, durante a Jornada Internacional pela Paz 2012. O evento foi realizado em parceria com o Ministério da Juventude do Haiti e a Minustah.

Uma caminhada do projeto Gingando pela Paz iniciou as atividades do dia. “Mais de 400 pessoas, entre alunos, pais de alunos e amigos, participaram, de Bel Air até a Champ de Mars, colorindo as principais ruas com mais de mil bolas e cantando o hino do Gingando, ‘Eu vou gingar pela paz, eu vou gingar!’”, contou o mestre Flávio Saudade, coordenador do projeto.

Os alunos da Fanfare (“Orquestra”, em creoulo) brindaram a todos com uma bela apresentação musical. Os dançarinos do Aochan Creole fizeram vibrar os tambores e os corpos com a sua energia. E o Gingando pela Paz encerrou o evento com uma bela roda de capoeira ao cair da tarde. O professor assistente do Gingando pela Paz, Jean-Marc Rodney, o Corsário, foi o mestre de cerimônia do evento.

De acordo com Saudade, as organizações que participaram da idealização e realização do evento pretendem continuar trabalhando juntas e já têm planos para o futuro: “Uma das propostas é a realização do Tour pela Paz, eventos mensais na sede de cada instituição participante, onde elas poderão apresentar suas atividades e projetos. Isso permitirá o diálogo, a cooperação e o trabalho contínuo entre essas instituições, além de criar um forte movimento até a celebração da próxima Jornada Mundial pela Paz, em 2013”.

A jornada contou ainda com exposições de artesanatos de decoração, pinturas e bandeiras tradicionais haitianas confeccionadas com paetês e miçangas, além de confecção de sandálias e roupas, cursos de formação voltados para a construção da paz, participação de grupos de hip hop, DJ, leituras de textos e partidas de futebol.

 

Postado em Notícias na tag .