Viva Rio e Rede Incluir facilitam entrada de PcD no mercado de trabalho

Equipe do Viva Rio participa de feirão de empregos para PcD – Foto: Pedro Conforte

 

27/04/2022

Com o objetivo de viabilizar o ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Viva Rio participa do II Circuito D, uma série de eventos promovidos pelo Instituto Rede Incluir, que prometem facilitar a contratação de PcD no estado do Rio de Janeiro. Mais de 800 vagas serão ofertadas por 30 empresas nas programações que vão acontecer entre abril e junho. A proposta também é reunir corporações, futuros empregados e pessoas do poder público para discutir soluções para esse grupo – dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Oferta de vagas, oficinas sobre empreendedorismo, apresentações musicais e de danças e a inauguração da Academia Inclusiva fizeram parte do primeiro dia da segunda edição do Circuito, nesta terça-feira (27/04) no Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPD), em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. 

A Academia Inclusiva, inaugurada oficialmente neste evento, é uma iniciativa da Rede Incluir e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, que capacita PcD e seus familiares para o mercado de trabalho formal e para o empreendedorismo. São oferecidos cursos e mentorias com especialistas de mercado. 

Apresentações de dança também fizeram parte do evento – Foto: Pedro Conforte

 

Os eventos do circuito contarão com palestras, apoio ao empreendedorismo, auxílio jurídico e informação acessível para pessoas com deficiência e seus familiares. Para Fabio Oliveira de Souza, vice-presidente da Rede Incluir, é necessário engajar a sociedade na causa da pessoa com deficiência. “A gente tem que perceber que essas pessoas são eficientes e estão em busca de oportunidades e muitas delas são as provedoras de suas famílias. Trazer as empresas e a sociedade para este evento é crucial”. 

Segundo Antoniel Bastos, presidente do Instituto Rede Incluir, muitas vezes a empresa está disposta a contratar uma pessoa com deficiência, mas o problema pode estar da porta para fora. Para ele, o caminho para superar as barreiras também passa pela acessibilidade nas ruas e pela educação. 

“Infelizmente nem todas as empresas estão preparadas para receber PcD, mas, muitas vezes, quando são ainda há falta de acessibilidade nas ruas. Sem acessibilidade, como a pessoa vai chegar à empresa? Também falta melhorar o acesso nas escolas e professores capacitados para lidar com as diferenças”. 

Para o Viva Rio, inclusão é um dos objetivos institucionais. “Toda parceria com viés de inclusão faz parte do nosso papel. Uma das principais formas de promover a inclusão e reduzir as vulnerabilidades sociais é através da educação e da inserção ao mercado de trabalho”, comentou Pablo Siqueira, coordenador do departamento jurídico do Viva Rio. 

A Rede Incluir é uma organização sem fins lucrativos, promotora da diversidade e inclusão, trabalha em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência Rio de Janeiro (SMPD) com o propósito de preparar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. 

 

Confira abaixo o calendário completo das programações do Circuito Dia D: 

27/04 – CMRPD – Rua R. Prof. Carlos Boisson, S/N – Campo Grande, Rio de Janeiro

06/05 – Caminho Niemeyer – R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ

19/05 – Espaço Z – Avenida Gustavo Jardim, S/n, Centro, Resende – RJ

26/05 – Quadra da Portela – R. Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro 

09/06 – CIAD – Av. Pres. Vargas, 1997 – Centro, Rio de Janeiro 

Postado em Notícias.