Viva Rio cria “Encontro com a Melhor idade” para idosos moradores do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho

Roda de conversa sobre bem-estar, na última sexta-feira (22/07)

 

25/07/2022

O núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Sebastião Theodoro Filho, criou um projeto voltado para idosos moradores das comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. O “Encontro com a Melhor Idade” oferece rodas de conversa que acontecem todas as sextas-feiras, às 9h, na sede do Viva Rio, com o objetivo de ser um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. 

Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos servem para promover espaços de convívio familiar e comunitário entre os moradores do território, ajudar a desenvolver relações afetivas e sociais e desenvolver o sentimento de pertencimento e identidade. De acordo com Cléo Moraes, assessor técnico do núcleo de Desenvolvimento Social, o projeto “Encontro com a Melhor Idade” serve como uma rede de apoio para idosos que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

“É uma forma da pessoa enriquecer a sua rede de proteção e criar novos conhecimentos e amizades. É, também, uma ação preventiva. Se amanhã o idoso passar por uma dificuldade – seja ela um problema de saúde ou financeiro – tendo essa rede, fica muito mais fácil lidar com a situação”. 

Francisco José, de 66 anos, é bastante ativo. Pratica ginástica, faz caminhadas, participa do projeto de natação do Viva Rio e, agora, também é frequentador assíduo das rodas de conversa. “É uma interação nova, muito importante, que poucas vezes eu vi. Gostaria que mais pessoas da comunidade participassem”, conta. 

Promoção da saúde e do bem-estar, saúde bucal, direitos sociais, diabetes e hipertensão, são alguns dos temas previstos para as rodas de conversa, que trazem algum especialista para tratar de forma simples sobre os assuntos.

Além dos bate-papos, segundo Cléo, a proposta é fazer passeios culturais e atividades de lazer como aulas de dança, aula de yoga, idas ao teatro, campanhas educativas nas comunidades e oficinas. “Tudo isso para que o idoso se sinta bem, feliz e acolhido, esse é o intuito”, finaliza Cléo. 

 

Postado em Notícias.