Viva Rio conquista medalha Sérgio Vieira de Mello

O Viva Rio recebeu do Ministério das Relações Exteriores, nesta segunda-feira (19), a medalha Sérgio Vieira de Mello pelos serviços prestados na área do direito internacional humanitário e na promoção da paz no Haiti. A condecoração ocorreu no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, durante seminário que homenageou o diplomata da Organização das Nações Unidas (ONU), falecido há 10 anos em atentado no Iraque.

O diretor executivo Rubem César Fernandes, representante do Viva Rio no evento, afirmou que é motivo de orgulho ver um trabalho independente reconhecido pelo governo federal. Segundo ele, o fato de a comenda carregar o nome de Vieira de Mello faz com que a honra seja ainda maior. “Não tive a chance de conhecê-lo, mas admiro sua trajetória pela disseminação da paz”, contou.

Luiz Carlos da Costa, segundo comissário mais importante da ONU no Haiti até 2010, também foi agraciado com a medalha. O diplomata foi uma das vítimas do terremoto que matou aproximadamente 200 mil pessoas no país caribenho em janeiro daquele ano. Sua esposa, Maria Cristina, recebeu a premiação por ele, num momento descrito por Rubem César como emocionante. “Luiz Carlos era uma pessoa muito próxima ao Viva Rio. Seu trabalho é tão louvável quanto o desenvolvido por Vieira de Mello. As duas figuras misturaram-se na minha imaginação”, contou.

Estiveram presentes no seminário o ministro das Relações Exteriores, embaixador Antonio Patriota; a subsecretária-Geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Valerie Amos;e o coordenador residente das Nações Unidas no Brasil, Dr. Jorge Chediek.

Postado em Notícias na tag .