Viva Rio assina convênio para dar atenção a deficientes

3/12/2015

Nesta quinta-feira (3), o Viva Rio e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) assinaram, em cerimônia realizada no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, em Irajá, Zona Norte do Rio,  um Termo de Cooperação Técnica para sensibilizar colaboradores da área Saúde do Viva Rio para melhor identificar e encaminhar as Pessoas com Deficiência (PCDs) a promover saúde e inclusão social. Isto vai ajudar a estas pessoas a melhorar a qualidade de vida.

Uesleine tem 21 anos, mas não aparenta mais de 15. Ela nasceu de seis meses e estava na incubadora quando acabou a luz do hospital. Até hoje, a jovem sofre as consequências de uma má formação. Simpática e lúcida, ela preparava um enfeite de Natal.

IMG_9196

Uesleine preparava um enfeite de Natal no dia da cerimônia em Irajá|Foto: Tamiris Barcellos

A Secretária da Pessoa com Deficiência,  Georgette Vidor, conhece bem os problemas que afetam os portadores de deficiência. Formada em Educação Física, ela era treinadora de atletas de ginástica artística até que, em 1997, sofreu um acidente de carro que a deixou paraplégica. “No meu caso, a circulação e o funcionamento dos rins e do intestino pioram. Para prolongar e melhorar a qualidade de vida, os deficientes necessitam de acompanhamento”, explicou.

grupo

Georgette Vidor alerta para a necessidade de acompanhar o quadro do PcD|Foto: Tamiris Barcellos

E é justamente este tipo de manutenção que as 62 clínicas de saúde cogeridas pelo Viva Rio vão fornecer às seis unidades da SMPD. Os deficientes passarão a ter acesso aos exames de que necessitam. A SMDP, por sua vez, sensibilizará cerca de 350 funcionários do Viva Rio para melhor identificarem e perceberem as necessidades e promoverem a inclusão social deste tipo de público. A palavra-chave do Termo de Cooperação é sinergia.

“Uma sociedade pode ser medida pelo grau de humanidade com que trata os deficientes físicos”, disse o coordenador do Viva Rio, Tião Santos, durante a assinatura do documento, realizada no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência de Irajá, na zona Norte da cidade. “Para nós, é um desafio que veio a somar”, acrescentou. “Nosso papel é fazer com que este serviço seja acessível. Será muito bom ganharmos um olhar diferenciado para os pessoas portadoras de deficiência física (PCDs)”, completou Daiana Albino, coordenadora da Rede de Relacionamento da instituição.

IMG_9299

A secretária Georgette, com Tião Santos, assina o convênio| Foto: Tamiris Barcellos

 

IMG_9248

Daiana Albino, coordenadora da Rede de Relacionamento do Viva Rio|Foto: Tamiris Barcellos

 

Inaugurado em 2012, o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência Irajá chama a atenção pela qualidade das instalações e pela limpeza. Moradora de Irajá, a própria Uesleine conta que frequenta o espaço desde a inauguração, onde pratica dança, esporte, informática, artesanato e atividades culturais. Durante a visita, os participantes da cerimônia conheceram as instalações da unidade, que dispõe desde uma sala dedicada à musicoterapia a um enorme aparelho chamado tamboflex, destinado à estimulação física de cadeirantes.

Não por acaso, o convênio foi assinado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

(Texto Celina Côrtes|Fotos: Tamiris Barcellos)

 

 

 

 

 

 

Postado em Notícias na tag .