Viva Favela leva Jornalismo Cidadão a Manguinhos

O Viva Favela, projeto de jornalismo cidadão do Viva Rio, está promovendo a oficina de Jornalismo Cidadão na Biblioteca Parque de Manguinhos. Este é o segundo módulo do projeto feito em parceria com o Regiões Narrativas, que é um laboratório de narrativas transmídia que tem como base o trabalho multimídia.

Neste módulo, que se estende até dezembro, os 10 alunos inscritos irão aprender a produzir matérias jornalísticas, escrever roteiros, editar vídeos e fotografar. As aulas serão ministradas as quintas-feiras de 15h às 18h. Ao término do projeto, os alunos entregarão um vídeoreportagem sobre a Biblioteca de Manguinhos.

O coordenador das oficinas do Viva Favela, Renan Schuindt, disse que a proposta é fazer com que esses jovens sejam capazes de mostrar a sua realidade. “Queremos desenvolver a capacidade de eles utilizarem as mídias digitais para mostrar o que de bom existe onde esses alunos moram”, explicou Renan.

A ideia é transmitir o conhecimento das novas linguagens e de recursos de mídia como instrumentos de um novo jeito de pensar, aprender e produzir conhecimento, reconhecendo e valorizando as experiências e saberes trazidos de outros espaços da sua vida, tendo a cidade como inspiração.

No primeiro módulo, foi criada a cartografia multimídia da região. Estes mapas virtuais foram construídos a partir das experiências pessoais e coletivas dos alunos da oficina, baseados em recortes temáticos e produzidos com o auxílio de novas ferramentas digitais, os mapas multimídia podem figurar em diversas linguagens, como texto, vídeo, imagem e áudio.

Postado em Notícias na tag .