UPA 24H

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) integram a Rede de Atenção às Urgências do Sistema Único de Saúde (SUS). Concentram os atendimentos de baixa e média complexidade. É uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, a atenção hospitalar, a atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e oferecem estrutura simplificada com raio X, eletrocardiografia, Pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Mantêm pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e, sempre que necessário, os encaminham para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimentos de maior complexidade.

O Viva Rio realiza a gestão de 05 UPAs: duas do governo do estado do Rio, duas do município do Rio de Janeiro e uma da prefeitura de Nova Friburgo. Em todas, o Viva Rio é responsável por processos de seleção de profissionais, fornecimento de materiais, manutenção de equipamentos, reformas estruturais, informatização, transporte sanitário, educação permanente e apoio técnico.

Algumas das UPAs sob a gestão do Viva Rio se encontram em áreas conflagradas da cidade. Atuar em territórios sensíveis é uma escolha do Viva Rio. A articulação com as comunidades é fundamental para que as unidades possam atender, sem interrupção, em tempo integral.

[roksprocket id="25"]