UPA Taquara (Jacarepaguá)

Funcionando desde 2008, a UPA Taquara atende os moradores de uma extensa área, que inclui os bairros de Anil, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Jacarepaguá, Pechincha, Praça Seca, Tanque, Vila Valqueire, Vargem Pequena, Vargem Grande e Recreio dos Bandeirantes.

Considerada uma unidade Porte A, devido ao seu maior fluxo de atendimento, a UPA conta com 140 profissionais de saúde e faz parte de um projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para rastreio de pacientes infectados por Covid-19. Em cada ciclo de janela epidemiológica (uma semana a cada quinze dias) são testados 50 (cinquenta) pacientes (sintomáticos ou não) e os dados são compilados pela UFRJ.

Historicamente, a Unidade possui um grande atendimento pediátrico, com total aproximado de 30% de todo o quantitativo de pacientes atendimentos mensalmente.

O Viva Rio assumiu a gestão da UPA, em abril de 2020, encontrando muitos problemas estruturais, tais como pisos quebrados afundando e salas fora de uso. Desde então já foram finalizadas oito obras na Unidade.

A UPA Taquara atendeu, em 2020, uma média de 4,8 mil pacientes por mês, número abaixo da previsão por causa do longo período de pandemia de Covid-19 e calamidade pública, que diminuiu a procura dos pacientes pelas demais patologias.