UPA Nova Friburgo

A unidade está localizada no Distrito de Conselheiro Paulino, o segundo mais industrializado do município de Nova Friburgo, com uma população estimada em 40 mil habitantes. Além de atender à comunidade do distrito, a UPA recebe pacientes dos mais diversos bairros do município, em busca de atendimentos não encontrados em postos de saúde e no hospital de referência da cidade e dos municípios de sua abrangência: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.

Em média, a UPA Nova Friburgo atendeu mais de 6,7 mil pacientes por mês em 2020, compreendendo Clínica Médica, Pediatria, Odontologia e Assistência Social. Em função da pandemia de Covid-19, desde junho de 2020 a Unidade conta com um Centro de Triagem, posicionado na área de estacionamento, funcionando todos os dias de 8h às 19h.

Inaugurada em junho de 2010, desde novembro de 2019 a UPA está sob a gestão do Viva Rio, em parceria com a prefeitura de Nova Friburgo, cidade com cerca de 192 mil habitantes.