UPA da Maré faz dez anos de cara nova


05/06/2017

  Compartilhe:   Compartilhe com o Facebook   Compartilhe com o Twitter

teste

A UPA 24 horas da Vila do João, na Maré, completou dez anos de existência. Ela foi a primeira Unidade de Pronto Atendimento do país e atende cerca de 300 pessoas por dia. O comprometimento e a união dos profissionais de saúde fazem da unidade um exemplo. Na semana de aniversário, a UPA foi reinaugurada toda reformada e recebeu o Hemorio, em parceria com nosso voluntariado, para um evento de doação de sangue.

Vitor Madeira_Viva Rio_2017_06_05_UPA_Maré_Vila do João (6)

A particularidade importante da UPA da Maré é o fato de que todos os profissionais são contratados e a maior parte deles trabalha junto há anos. Isso é fundamental para melhorar o entrosamento das equipes e organizar melhor os plantões. Edson Santana, coordenador médico da UPA, garante que esse é o segredo do bom funcionamento: “Somos todos amigos e isso faz diferença. Não é por acaso que temos índices de atendimento tão acima da média”. Atualmente, mais de 80% dos pacientes é atendida dentro do tempo de espera adequado.

A unidade teve o piso todo reformado, ganhou uma sala de isolamento para pacientes com doenças contagiosas, melhor infraestrutura de recepção e acolhimento. As instalações para os profissionais também receberam melhorias, incluindo sala de repouso e refeitório novos.

Andrea Fernandes, dona de casa e moradora da Vila da Penha, conta que as melhorias com a reforma vão além da aparência: “Eu já sou usuária da Clínica da Família Adib Jatene. Agora passei a vir aqui também porque o atendimento ficou mais organizado e mais rápido. Não tenho do que reclamar”.

Vitor Madeira_Viva Rio_2017_06_05_UPA_Maré_Vila do João (14)

Ao longo da semana, a campanha Salvando Vidas, Gota a Gota conseguiu 18 bolsas de sangue, além de cadastrar 15 doadores futuros. O projeto é parte das ações de equipe de voluntários do Viva Rio e já salvou mais de 6 mil vidas.