UPA Copacabana

Situada ao lado da estação de Metrô Siqueira Campos, a UPA Copacabana atendeu, em 2020, a uma média de 4,5 mil pacientes por mês, sendo 3 mil deles com síndromes respiratórias e suspeita de Covid-19. A grande maioria, cerca de 90% do total de atendidos na UPA, é de pacientes adultos (Copacabana é um dos bairros com maior percentagem de idosos do Rio de Janeiro).

Inaugurada em 2011 e sob gestão do Viva Rio desde março de 2020, a UPA Copacabana conta com 165 profissionais de saúde. Em 2020, atendeu a uma média de 150 pacientes por mês levados por ambulâncias de outras unidades e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A grande maioria de seus pacientes é proveniente de Copacabana mesmo, mas a Unidade recebe também usuários de bairros próximos, como Leme e Ipanema e a comunidade do Vidigal.

Durante a pandemia de Covid-19 em 2020, a UPA Copacabana foi um dos pontos de apoio para o projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para rastreio de pessoas infectadas pelo coronavírus, tendo realizado cerca de 500 testes em pacientes assintomáticos.