Unidade promove bem-estar dos idosos na Vila Kosmos

Na Clínica da Família Ana Maria Correia, dona Cenyra encontrou o apoio necessário para vencer a depressão

O convite para participar das reuniões da Clínica da Família veio através de uma amiga de Cenyra que já participava dos encontros. Ela percebeu que Cenyra, que vivia longe dos filhos e quase não conversava nem se relacionava com os vizinhos, precisava de algumas mudanças na rotina. Lá, ela conheceu outras pessoas e conseguiu transformar sua vida. “Hoje danço, passeio bastante e até melhorei minha saúde”, conta.

Inaugurada em novembro do ano passado, a clínica atende hoje a 267 idosos. O grupo de atenção à terceira idade é coordenado pela pedagoga Sandra Regina e tem o apoio da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV).

Ali, são realizadas atividades como dança do ventre, dança cigana, além de ginástica, sempre de acordo com a capacidade física do aluno. “Antes, os alunos passam por uma avaliação completa. Todo o histórico médico é levantado e adaptamos as atividades”, explica Sandra Regina. “Todos que participam do grupo tiveram uma melhora considerável no condicionamento físico”, completa.

Durante os encontros, os pacientes trabalham o lado físico e o emocional. Segundo Sandra Regina, é comum o idoso chegar à clínica com um estado psicológico abalado. “O sentimento de solidão atinge a maioria das pessoas que procuram o grupo”, diz a pedagoga.

Bem-estar da terceira idade em outras comunidades
Usuários de outras unidades de Saúde da Família operadas pelo Viva Rio Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil também se beneficiam do programa de atenção à terceira idade.

Atividades lúdicas e recreativas fazem parte do dia a dia da Clínica da Família Ana Maria Correia

No Centro Municipal de Saúde Vila do João, no Complexo da Maré, o grupo de atendimento à terceira idade existe desde 2009. “Inicialmente, era um grupo de 40 pessoas, todas com algum tipo de problema relacionado à hipertensão ou glicose alta. Era preciso, portanto, não apenas receitar um remédio, mas reeducá-los”, conta a fundadora do grupo, a técnica de enfermagem, Nilma Maria Valentim. Todos apresentaram melhora significativa por meio da prática de atividades física e lúdica.

Já na Zona Sul, o Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues também possui um grupo de atenção aos idosos e atende a cerca de 80 pessoas. Localizado na Gávea, a clínica realiza este trabalho em parceria com uma casa de cuidados à terceira idade da região.

“Aqui, nós temos a Academia Carioca e a Academia da Terceira Idade para fazermos atividades com os integrantes desses grupos”, diz a gerente da clínica, Lara Lima. “Eles ficam sempre sob a coordenação da nossa equipe e de um professor de educação física que monitora e faz todo o acompanhamento”, completa. Entre as atividades que os alunos fazem estão alongamento, ginástica e outros exercícios de natureza recreativa.

Fotos: Ígor Bola

Postado em Newsletter, Notícias na tag .