Uma horta no Hospital: conheça a história do HMRG

22/8/2017

Cuidar do ambiente em que vivemos também é cuidar da nossa saúde. No Hospital Municipal Ronaldo Gazolla colaboradores e moradores de Acari e entorno se juntaram ao Voluntariado do Viva Rio para criar uma horta comunitária, isenta de adubos químicos e agrotóxicos. Um mutirão foi formado para plantar árvores frutíferas, ervas e hortaliças em um terreno antes abandonado nos fundos do hospital.

O aposentado Alonso Cosme, de 60 anos, participou da construção da horta e hoje ajuda a manter o espaço. “Sempre gostei de cuidar da natureza, mas depois que passei a participar do cultivo da horta aqui no hospital percebi que melhorei minha alimentação e passei a me preocupar mais com o meio ambiente”, declarou.

A Horta Comunitária do Hospital de Acari foi uma das primeiras propostas formadas no grupo de Colegiado Gestor, encontros semanais entre gestores, profissionais, usuários da rede de saúde e líderes comunitários. Nas reuniões eles discutem em conjunto soluções que beneficiam a troca de experiências e interação entre cada unidade de saúde e a população do território.

Os colegiados também originaram uma comissão ambiental que busca promover uma educação ambiental ampliada, onde a população é motivada a cuidar das mudas plantadas e acompanhá-las para que cresçam e estejam apropriadas para o consumo. A experiência consolidada na gestão e no desenvolvimento dessas iniciativas tem facilitado a comunicação com o poder público, potencializando a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Postado em Notícias na tag , , .