Sustentabilidade nas favelas

Uma das principais causas de desastres provocados por desequilíbrios ambientais é a falta clareza do poder público na implementação de ações voltadas para a sustentabilidade. “Com os avanços na consciência socioambiental nos últimos anos, algumas regiões do Rio de Janeiro têm sofrido mudanças consideráveis. Nas favelas, entretanto, os mesmos problemas persistem, como coleta de lixo e falta de saneamento”, disse o coordenador de Meio Ambiente do Viva Rio, Tião Santos.

Ele usou como exemplo a tragédia na Região Serrana, em janeiro de 2011. “Foi uma tragédia sem proporção que atingiu ricos e pobres”, contou. Durante sua apresentação, ele exibiu o documentário produzido pelo Viva Rio durante a campanha de ajuda emergencial à Região Serrana.

Assista ao vídeo:

Tião Santos participou de uma mesa redonda sobre modelos de desenvolvimento sustentável para as favelas, na última terça-feira, dia 25 de setembro. O debate fez parte da programação do projeto Conversas no Museu, no Museu do Meio Ambiente, que também contou com a presença do coordenador executivo do Observatório de Favelas, Mário Pires.

Para Mário, tanto no asfalto quanto na favela as pessoas só identificam o problema da sustentabilidade quando ele lhes atinge. “Fomos educados por muito tempo a ver a sustentabilidade somente como uma ação do homem no meio ambiente e não como a relação entre homem e homem e a ação desses no ambiente”, disse.

E você, sabe o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é o termo usado para definir ações e atividades humanas para suprir as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

A adoção de ações de sustentabilidade garante, a médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida. O uso inteligente dos recursos naturais possibilita a sua manutenção para uso das próximas gerações, garantindo qualidade de vida hoje e para as futuras gerações.

Postado em Notícias na tag .