Viva Rio e Setembro Amarelo: todos juntos pela vida

23/9/2019

Porque o mês de setembro foi escolhido para a campanha?

Em 1994, Mike Emme, um jovem americano de apenas 17 anos, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo.

No seu funeral, amigos e familiares distribuíram cartões adornados com fitas amarelas escritos com mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando momentos de impulso em fazer o mesmo. Essa preocupação com o bem-estar do próximo espelhou movimentos parecidos mundo afora.

Em 10 de setembro de 2013 foi instituído o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, seguindo essa onda, em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria, relembramos esse tema no Brasil. O objetivo é fomentar o assunto por meio de eventos que alertem a população sobre como prevenir a avaliar as necessidades do próximo.

Dados sobre suicídio no Brasil

De acordo com a CVV, no Brasil, a cada 42 minutos alguém tira a própria vida. E, segundo a OMS, é a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.

A sua vida é importante e falar sobre isso vale a pena!

Se você está com pensamentos suicidas, é importante pedir ajuda. Fale com alguém próximo, conte para as pessoas o que passa pela sua cabeça. Ter alguém para conversar faz toda a diferença. Caso você tenha receio de procurar um amigo ou parente, existem lugares que podem te ajudar, como o Centro de Valorização da Vida. Você pode contatá-los pelo telefone 188, pelo chat do site www.cvv.or.br ou por e-mail.

Se você é colaborador do Viva Rio e precisa conversar, entre em contato com o Apoio Pass pelo número 0800 282 6666.

 

Fontes:

tvbrasil.ebc.com.br

cvv.org.br

Postado em Destaque, Notícias na tag .