Roda de conversa do Ensino e Pesquisa do Viva Rio aborda religião, conservadorismo e política no Brasil

Coordenadora acadêmica do Instituto de Estudos da Religião (ISER), Regina Novaes e Superintendente Estratégico do Viva Rio, Rubem César

 

25/10/2022

O núcleo de Ensino e Pesquisa do Viva Rio promoveu uma roda de conversa com o tema “Religião, conservadorismo e política no Brasil” nesta terça-feira (25) na sede da instituição. A programação – que também foi transmitida ao vivo pelo Youtube – contou com a participação da antropóloga e coordenadora acadêmica do Instituto de Estudos da Religião (ISER), Regina Novaes, e do sociólogo Bernardo Sorj. 

Do Viva Rio, estiveram presentes a Diretora Executiva, Marília Rocha, o Superintendente Estratégico, Rubem César, o fundador e ex-presidente Sebastião Santos e a integrante do núcleo de Ensino e Pesquisa, Elisa Montalvão. Mais de 50 colaboradores participaram do encontro, que trouxe reflexões sobre como a religião se relaciona com o conservadorismo e impacta a política atual do país. 

De acordo com Regina Novaes, religião e política sempre se relacionaram, mas, atualmente, a religião se tornou o centro do debate político. Porém, a antropóloga reforça a importância da não generalização quanto às religiões, sobretudo cristãs, e como a religião é um espaço de sociabilidade e rede de apoio. Ela também compreende que há vários tipos de conservadorismo motivados por diferentes razões. “Evitar a generalização é um ato político. Nessas eleições estão se levantando muitas vozes questionadoras, especialmente entre os jovens”, afirma. 

Já para Bernardo Sorj, a religiosidade nunca foi totalmente explicada pelas ciências sociais, portanto, há uma dificuldade de compreensão das religiões. O sociólogo afirma que precisamos encontrar formas de diálogo inter-religioso. O Superintendente Estratégico do Viva Rio, Rubem César, afirma que “faz falta uma abertura maior dentro desse universo religioso”. Para ele, é importante um entendimento e aproximação com evangélicos e católicos. 

 

Postado em Notícias.