socioambiental

É cada vez mais decisivo entender como afetamos o ambiente ao nosso redor. O Viva Rio busca criar sensibilidade socioambiental e promover geração de renda a partir de projetos sustentáveis.

Hoje temos uma noção clara das consequências da poluição, do desmatamento e do tratamento inadequado de resíduos, mas ao mesmo tempo vivemos um momento crítico em nossa relação com o meio ambiente em termos tanto locais quanto globais. É como se soubéssemos a teoria mas não pudéssemos transformá-la em prática. Parte do problema é que o conhecimento não chega a todos. É por isso que o Viva Rio investe não só em educação mas também em comunicação socioambiental.

A experiência em comunidades nos ajuda a estabelecer diálogos, mediar conflitos e enfrentar desafios em conjunto. Nosso trabalho cotidiano em favelas e ambientes rurais busca soluções imediatas, como a limpeza de resíduos acumulados e o uso seguro de energia elétrica. Miramos no longo prazo com cursos e palestras que incentivam o uso público responsável das áreas conservadas. Lidar com a questão ambiental ainda abre espaço para pensar em desenvolvimento. O Viva Rio transforma resíduos em geração de renda com iniciativas de reciclagem, reaproveitamento, arte e cultura. Tentamos mostrar o que podemos perder destruindo e o que temos a ganhar preservando.

[roksprocket id="22"]