Projetos
em Cogestão

Espaço Nova Geração (Niterói)

Desde 2019, crianças, adolescentes e jovens adultos da Cidade de Niterói que moram no entorno dos Cieps Anísio Teixeira, no Fonseca, e Ester Botelho, no Cantagalo, contam com um espaço para construir, no presente, o futuro que desejamos.

O Viva Rio e a Prefeitura de Niterói formaram uma parceria para a criação do Espaço Nova Geração (ENG) nos dois Cieps, revitalizados para abrigar o projeto.

No contraturno, crianças a partir dos 6 anos, adolescentes e jovens adultos até os 29 anos têm acesso a atividades de Esporte, Cultura, Empregabilidade, Inclusão Social e Desenvolvimento Educacional. Entre 2019 e 2020, foram atendidas 1.347 pessoas em atividades educativas, esportivas e culturais – Artes Marciais, Capoeira, Futsal (masculino e feminino), Informática, Vôlei (masculino e feminino), Dança, Teatro e Sala de Leitura, entre outras.

 

Parque Esportivo Social Caramujo (Niterói)

Em parceria com a Prefeitura de Niterói, o Viva Rio faz a gestão do Parque Esportivo e Social do Caramujo, oferecendo atividades esportivas, culturais e de atenção social.

No Parque Esportivo Social Caramujo são oferecidas atividades de Skate, Levantamento de Peso Olímpico (LPO), Atletismo, Futebol, Vôlei, Basquete, Muay Thai, Jiu-Jitsu, modalidades de Dança, Capoeira e Bicicross, entre outras.

A cogestão começou em 2020 e foram atendidas 475 pessoas.

 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Maricá)

Serviço para os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município de Maricá. O objetivo é elevar a estima e o sentimento de pertencimento no território através de atividades em oficinas variadas – Dança, Teatro, Culinária, Esportes etc.

Equipe multidisciplinar age preventivamente, em parceria com a Prefeitura de Maricá, para que os usuários não fiquem em vulnerabilidade social e possam contar com os membros da família e os moradores do entorno.