Projeto Parque Ipanema beneficia cerca de 300 jovens da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro

Parceiro do Pérolas Negras, o clube tem times de base para crianças a partir de 9 anos

Atletas do Parque Ipanema em preparação para treino – Foto: Acervo Parque Ipanema 

 

24/01/2022

O Parque Ipanema é um projeto social atuante em Queimados, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, com times de futebol de base para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 20 anos. Ao longo de 2021, foram beneficiados aproximadamente 300 jovens, que além do esporte, recebem aulas de Português, Matemática, Inglês e life skills (habilidades para a vida) no contraturno escolar, através da parceria com o Pérolas Negras. Também são promovidas atividades culturais como visitas a museus e cinemas. 

O Parque Ipanema Futebol Clube tem categorias de base Sub-9, 11, 13, 15, 17, 20 e feminino. Em agosto de 2021, foi bicampeão da Liga de Queimados pelo Sub-17. Já são 43 troféus, de campeão ou vice-campeão. 

O projeto atua na comunidade desde 7 de julho de 1997, há mais de 24 anos, sob o comando de Manoel Luiz da Silva, o Brazão. Inicialmente era composto por equipes adultas que disputavam apenas as competições municipais. Em 2012, começaram as categorias de base com os treinadores Juan Pereira e Paulo José da Silva. 

Segundo o vice-presidente e treinador, Juan Pereira, o projeto tem um importante trabalho de conscientização quanto à vida dos atletas fora dos campos. 

“Temos um trabalho muito forte falando sobre a questão de drogas e de violência, nosso objetivo é tirá-los desse caminho. Isso nos torna uma das principais referências na Baixada Fluminense, a maior referência na formação de atletas em Queimados, tanto no esportivo, como no social e educacional, tudo junto e misturado.” 

Para o vice-presidente e treinador Paulo José da Silva, mais conhecido como Dedé, outro ponto forte do clube é conseguir enxergar o potencial dos jovens. “O trabalho do Parque Ipanema é conseguir lapidar o atleta bruto até que ele chegue ao nível profissional”, conta. 

 

Postado em Notícias.