Projeto Haiti Aqui leva crianças haitianas para conhecer exposição sobre dinossauros

Crianças haitianas visitam exposição “Expodinos: o maior dinossauro do mundo” no Barra Shopping

 

24/03/2023

O projeto Haiti Aqui promoveu um dia de cultura e diversão para crianças haitianas na última quarta-feira (23). Ao todo, 15 crianças haitianas e filhas de haitianos, com idades entre 3 e 14 anos, visitaram a exposição “Expodinos: o maior dinossauro do mundo”, localizada no Barra Shopping. 

A exposição, de 3 mil metros quadrados no estacionamento do Barra Shopping, apresenta fósseis originais e réplicas de dinossauros em tamanho real. Também conta com vídeos e materiais interativos, além de um guia que explica para os visitantes conceitos como paleontologia, formação da terra, época em que viveram dinossauros e quais tipos existiam. 

O passeio foi realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), que ajudou no deslocamento das crianças, e a ONG Cáritas, que forneceu os ingressos. 

Jean Baptiste, que faz parte do Haiti Aqui, percebeu a necessidade de proporcionar momentos de lazer para essas crianças no período de férias escolares e levou isso à Eliane Almeida, coordenadora do Núcleo de Migração e Refúgio, da SEDSODH. “Crianças haitianas não costumam fazer muitas atividades no período de férias. Então, ao regressar para a escola, ficam tristes por não ter o que contar aos colegas”, explica Jean. 

Para Isabel Santos, do Haiti Aqui, ações como essa beneficiam a inserção das crianças imigrantes na sociedade. “O acesso à cultura e ao lazer é ainda mais limitado quando pensando em crianças imigrantes, por isso é urgente olharmos para elas com cuidado e atenção. Essas atividades têm grande potencial de integração e ajudam a inserção delas na sociedade brasileira. A experiência foi incrível, elas interagiram, fizeram perguntas aos instrutores, responderam questões sobre o tema e se divertiram muito”, conta, animada. 

De acordo com Isabel, a proposta do Haiti Aqui é promover outras atividades culturais para crianças migrantes ao longo do ano. 

 

Postado em Notícias.