Projeto do Viva Rio promove cultura da paz

O projeto Saúde Veste Kimono foi um dos destaques do Festival Londres 2012, que aconteceu no dia 21 de setembro, em comemoração pelo Dia Internacional da Paz. O evento teve shows de Elton John, James Morrison e 2CELLOS, além da participação do fundador e do embaixador da organização inglesa Peace One Day (POD), Jeremy Gilley e Jude Law.

Durante o Festival, foi exibida em um telão uma reportagem sobre a escolinha de jiu-jitsu Saúde Veste Kimono, implementada pelo Viva Rio em Costa Barros, um dos bairros mais pobres e violentos do Rio de Janeiro e que possui o penúltimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município. O projeto foi selecionado como exemplo de boa prática para a promoção da paz. Na reportagem, o diretor do Viva Rio, Rubem César Fernandes, fala sobre o significado da palavra paz em um lugar em que as pessoas vivem sob a ameaça constante do perigo.

“Costa Barros é um bairro muito violento. Um lugar onde falar sobre paz pode ser perigoso. Onde não há perigo não há necessidade de falar sobre paz, você esquece a paz. Você esquece a violência. A necessidade de paz só existe onde há violência. Se nós estamos falando sobre paz, é porque nós não temos paz. Esta é a nossa mensagem, do Rio, para o Dia Internacional da Paz”, diz Rubem César.

Assista à reportagem:

Realizado pela organização inglesa Peace One Day (POD), o festival faz parte da campanha Trégua Global 2012, cuja proposta é celebrar o Dia Internacional da Paz com a maior mobilização em nome da paz e da redução da violência. Para isso, a campanha busca mostrar que através da união é possível encontrar soluções para todos os conflitos e construir um futuro justo e próspero para todos. Mais de 300 ONGs de 120 países aderiram à campanha.

Postado em Notícias na tag .