Profissionais do Viva Rio são homenageados pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Enfermeiros dos Hospitais Municipais Albert Schweitzer e Hugo Miranda receberam Prêmio de Honra ao Mérito pela atuação contra a covid-19 

Profissionais de enfermagem do Hospital Municipal Albert Schweitzer recebendo a premiação – Foto: Divulgação Viva Rio 

 

13/05/2022

Nessa quinta-feira (12/05), quando se comemorou o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, profissionais do Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS) – enfermeiros e técnicos de enfermagem – receberam o Prêmio de Honra ao Mérito Heróis da Enfermagem – “Olho no Olho:  Há vida por trás da máscara”. O diploma foi entregue pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) aos profissionais que se destacaram no combate à pandemia de covid-19. 

A cerimônia de premiação contou com a presença da presidente do Coren-RJ, Lilian Behring. Os coordenadores técnicos de enfermagem do Albert Schweitzer, Diego Bacan e Douglas Andrade, também fizeram parte da mesa. Ao todo, foram seis homenageados da unidade: Sant Clair Neivas, Evandro da Cruz, Elizete Silva, Glaucia Fernandes, Carla Frades e Marques da Costa.  

O objetivo da premiação é reconhecer profissionais que honram seu compromisso em salvar vidas, mesmo em um cenário inédito e desafiador. Todos os homenageados contraíram o vírus da covid-19 e foram eleitos por votação feita pelos colegas de categoria. 

Sant Clair Neivas, que está no HMAS há sete anos, conta que atuar na linha de frente na pandemia foi o maior desafio que ele enfrentou em seus 21 anos de enfermagem. Sua mãe faleceu de covid-19, mas ele permaneceu firme em sua missão. “Éramos soldados na guerra em combate a essa doença que devastou o mundo. A covid-19 levou embora o maior amor da minha vida, minha mãe. Esmoreci, meu chão se abriu. Mas eu ainda tinha um desafio enorme pela frente, um compromisso com a sociedade, que é ajudar a salvar vidas. O percurso foi árduo, mas vencemos!”, conta emocionado.  

Glaucia Fernandes esteve presente na implementação do covidário (espaço isolado para atender pacientes com suspeita de covid-19) no CTI do Hospital Municipal Albert Schweitzer. Ela atua na unidade há 10 anos e conta que apesar do medo do desconhecido, os profissionais da enfermagem vêm resistindo e adquirindo novos conhecimentos para lidar com a doença. 

“Seguimos durante toda pandemia com resistência, pondo em prática nosso dom e conhecimento técnico e científico. Estamos nos dedicando para prestar um atendimento de excelência aos nossos pacientes, além de adquirir novos conhecimentos e manejos sobre a pandemia. Valeu a pena cada plantão, cada lágrima, cada alta. Continuamos na luta e na linha de frente com o propósito principal de salvar vidas”. 

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Municipal Hugo Miranda também foram homenageados – Foto: Divulgação Viva Rio  

 

Homenagem aos profissionais do Hospital Municipal Hugo Miranda 

Os colaboradores do Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty, também receberam o Prêmio de Honra ao Mérito Heróis da Enfermagem, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), na última quarta-feira (11/05). Ao todo, foram quatro profissionais homenageados: Neires Rosa e Thais Rodrigues (técnicas de enfermagem) e Dalva Cristina Ferreira e Leandro de Souza (enfermeiros).

A cerimônia de premiação – destinada aos municípios de Angra dos Reis e Paraty – contou com a participação da coordenadora do Prêmio Heróis da Enfermagem, Cristiane Bernardo, e da presidente do Coren-RJ, Lilian Behring. A gerente de enfermagem Jorwana Grisol Alves, do Hospital Hugo Miranda, também esteve presente.

Postado em Notícias.