política de drogas

POR UMA POLÍTICA DE DROGAS MAIS REALISTA E EFICAZ

A Lei de Drogas brasileira fracassou sob todos os parâmetros. O país registra recordes de usuários abusivos, assiste ano após ano a milhares de mortes nas guerras do tráfico (e contra o tráfico) e continua a fortalecer os grupos criminosos ao prender usuários e pequenos traficantes em presídios dominados por facções. Tudo isso sem falar do atropelamento das liberdades individuais, das condições desumanas em que se vive nos presídios e do impacto desproporcional da política de encarceramento sobre negros, pobres, mulheres e principalmente jovens.

A criminalização do consumo de drogas aproxima a população jovem do mundo do crime. É o contrário do que a gente busca”, disse Rubem Cesar Fernandes, diretor-executivo do Viva Rio.

Por vários anos, o Viva Rio articulou uma rede ampla e ativa na Comissão Brasileira de Drogas e Democracia (CBDD), em favor da descriminalização das drogas no Brasil, conseguindo a participação de representantes de diversas áreas, incluindo políticos, juristas, policiais, religiosos, científicos e médicos.