Polícia Comunitária

Em 1994, o Viva Rio, em conjunto com o comando da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), abraçou o programa-piloto de Policiamento Comunitário proposto pelo Coronel Nazareth Cerqueira, comandante da PM.

O propósito era diminuir os índices de violência em Copacabana. A iniciativa ocorreu em todo o bairro com a participação da população.

Os objetivos do policiamento comunitário eram: organizar a prevenção do crime com base na comunidade; enfatizar os serviços não emergenciais nas atividades de patrulhamento; aumentar a responsabilidade das comunidades locais; e descentralizar as estruturas de comando e controle.

O Viva Rio promoveu ações que aproximam as comunidades da Polícia. Como, por exemplo, os Jogos da Paz, realizados em 1999, uma parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro que reuniu jovens de comunidades pobres e policiais militares. Contaram com a participação de 40 mil pessoas e aconteceram nos Batalhões da PMERJ, coordenados por uma equipe de professores de Educação Física.

Também em parceria com a Polícia Militar, o Viva Rio colaborou para a consolidação da metodologia de Polícia de Proximidade, norteadora do projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Além disso, foram capacitados mais de 8 mil policiais em mediação de conflitos, direitos humanos e prática policial cidadã com o CAPPC (Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã), criado pelo Viva Rio e incorporado à grade de todos os cursos de formação de policiais.