Campanha pode mudar a história das drogas no Brasil

Foram encerradas as inscrições para o concurso que o Viva Rio lançou para selecionar a melhor proposta-conceito desenvolvida por agências de publicidade, propaganda, marketing, profissionais de comunicação, empresas junior e/ou incubadas em universidades para mudar a legislação sobre a política de drogas no Brasil. O melhor trabalho receberá um prêmio de R$ 20 mil. As inscrições devem ser feitas no site do Viva Rio até o dia 2 de maio. O resultado será divulgado no dia 28 de maio.

A meta da Campanha Nacional pela Mudança da Política de Drogas no Brasil é descriminalizar o usuário de drogas, garantindo uma abordagem ampla ao tema, não apenas em termos de segurança, mas, principalmente, de saúde. Através deste concurso, o Viva Rio pretende captar o interesse de agências de publicidade, propaganda, marketing, profissionais de comunicação, empresas junior e/ou incubadas em universidades que percebam este trabalho como uma oportunidade de desenvolver o conceito de uma grande campanha nacional que poderá ser histórica.

A campanha terá como principais objetivos motivar a participação popular no debate nacional e recolher 1,3 milhão de assinaturas para um abaixo-assinado de apoio ao novo projeto de lei, previsto para ser apresentado até março de 2013, com o objetivo de mudar a política de drogas do país, a fim de torná-la mais justa e eficiente.

Ao longo dos seus 18 anos de experiência com implementação de projetos em comunidades expostas à violência, o Viva Rio percebeu que a abordagem do problema das drogas baseada na repressão vem gerando consequências indesejáveis. Entre elas, está o aumento expressivo da população carcerária, sobretudo com pessoas sem antecedentes criminais, além da condenação de usuários como traficantes.

Diante dessa realidade, o Viva Rio constatou a urgência de uma adequação na atual política de drogas, para que o consumo abusivo de psicoativos seja tratado não como uma questão de polícia, mas como uma questão social e de saúde pública que requer a participação ativa das redes de apoio, das famílias e dos religiosos na atenção integral aos usuários de drogas.

Informações (de 2a a 6a, das 10h às 17h)
Tel.: 21 8498-3260
E-mail:  politicadedrogas@vivario.org.br
Perguntas frequentes

Clique para baixar o edital do concurso

Apoiadores: 

AVAAZ
Banco de Injustiças
Associação Nacional dos Defensores Públicos
Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD)
Comissão Global de Políticas sobre Drogas

Apoie você também esta causa!

 

Postado em Notícias na tag .