Parque Estadual dos Três Picos

Parque Estadual dos Três Picos

Criado por decreto estadual em 2002 e ampliado em 2009, o Parque Estadual dos Três Picos (PETP) tem  65 mil hectares e é a maior Unidade de Conservação de proteção integral do Estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo de sua criação é a preservação de uma extensa porção de matas em excelente estado de conservação no Corredor da Serra do Mar. O Viva Rio participa do Conselho do Parque.

O PETP se estende por cinco municípios: dois terços de sua extensão estão em Cachoeiras de Macacu e o restante se divide entre as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim.

O Parque Estadual dos Três Picos forma um contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e com a Estação Ecológica do Paraíso, o que aumenta a sua importância como refúgio para inúmeras espécies da fauna e da flora fluminenses, especialmente os grandes mamíferos e aves como a lontra, a jaguatirica e o gavião-pega-macaco, além de muitos outros. Na região é grande a ocorrência de espécies raras ou endêmicas.

O Parque Estadual dos Três Picos concentra os mais elevados índices de biodiversidade em todo o Estado, o que em parte se explica devido à sua grande variação de altitude: de 100 metros até o ponto culminante de toda a Serra do Mar, o Pico Maior de Friburgo.

O PETP possui ainda um dos mais extraordinários conjuntos de montanhas de todo o país, sendo por isso considerado um paraíso para a prática de caminhadas e escaladas em rocha. Suas montanhas mais conhecidas são Três Picos, Capacete, Morro dos Cabritos e Pedra D’Anta.

A sede administrativa do parque fica em Cachoeiras de Macacu.