Parque em Mangaratiba cria trilha inclusiva para Pessoas com Deficiência

27/9/2017

Você sabia que em Mangaratiba, no Rio, tem um parque com trilha adaptada para Pessoas com Deficiência?

É a trilha do Curumim, no Parque Estadual Cunhambebe, que é interpretativa, sensorial e inclusiva, com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. Ela se conecta na região do Vale do Sahy com a Trilha da Ruína, uma estreita faixa de terra entre a montanha e o mar.

A ideia de uma trilha adaptada surgiu em junho deste ano, na Semana do Meio Ambiente, quando o Parque Cunhambebe recebeu uma visita de alunos da Escola de Educação Especial de Mangaratiba Emanuela Ribeiro de Souza, que atende pessoas com deficiência visual e intelectual, paralisia cerebral, entre outras. Na ocasião, 25 jovens participaram de atividades de educação e interpretação ambiental conduzidas pela equipe do Parque.

Assim, a trilha do Curumim foi inaugurada no final de agosto e seus primeiros visitantes foram os alunos da Escola de Educação Especial. O dia foi de fortes emoções para a equipe, as crianças e suas famílias. Eles tiveram a chance de conhecer a natureza através de seus sentidos, plantar mudas de espécies nativas e até atravessar o rio por uma passarela flutuante.

Em 21 de setembro, Dia da Árvore e da Pessoa com Deficiência, a trilha do Curumim recebeu novos visitantes da Escola. Os guarda-parques e as crianças plantaram mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, emocionando a todos mais uma vez.

O Parque Estadual Cunhambebe é gerido pelo Inea-RJ e o Viva Rio é responsável pela equipe de Guarda-Parques.

Postado em Notícias na tag , , , .