Outros Projetos

Xô Coronavírus: Juntos Vamos Vencer! – Prêmio Firjan (2020)

 

Trabalhos nas comunidades da Rocinha, do Vidigal e da Roquette-Pinto (Maré) para atuação na prevenção, informação, comunicação comunitária e educação sobre a Covid-19.

Foram instaladas 11 pias nessas favelas, dando acesso à água limpa e sabão e foram doados 28 mil litros de cloro e 5 mil máscaras. Os produtos foram produzidos por agentes socioambientais (moradores contratados para a função) e doados nas comunidades.

 

Horta no Quintal II – Casa de Farinha (2015-2020)

 

 

Em parceria com a concessionária de energia Enel, foi implantada uma Unidade Produtiva, na modalidade Casa de Farinha, no município de Magé (RJ).

A ideia foi beneficiar cerca de 15 pequenos produtores agrícolas da localidade, garantindo o beneficiamento do excedente do aipim que esses produtores não conseguem comercializar, de forma a reduzir e minimizar as perdas produtivas e econômicas.

Além da Enel, o projeto contou com a parceria da prefeitura de Magé. A produção da Casa de Farinha foi escoada para as Unidades Escolares de Magé, fortalecendo a geração de renda comunitária e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O objetivo: minimizar os impactos devastadores que o lixo causa naquelas comunidades, estimulando a geração de renda a partir dos resíduos.

Até agosto de 2020, De Olho no Lixo garantiu o destino adequado a mais de 1.700 toneladas de resíduos e mais de 4.500 litros de óleo vegetal de cozinha usado.

Durante esse mesmo período, a Escola de Possibilidades Sonoras Funk Verde  fereceu aulas e oficinas de música e construção de instrumentos, a partir da reutilização de resíduos, a mais de 500 alunos, o que resultou na produção de mais de 550 instrumentos, além da gravação de 9 composições musicais.

Já a Escola Circular de Moda Ecomoda atendeu a mais de 400 alunos em aulas e oficinas, totalizando a produção de 1.500 peças de roupas e/ou  acessórios produzidos, bem como a quantidade de 3.420 máscaras contra a disseminação do novo Coronavírus.

 

Ambiente Animal (2017-2019)

 

 

Projeto para controlar e reduzir a população canina e felina doméstica, a partir de castrações e estímulo à guarda responsável, nas comunidades inseridas nos limites ou dentro das áreas de amortecimento das Unidades de Conservação estaduais. Entre julho de 2018 e novembro de 2019 o projeto realizou 5.059 castrações, entre cães e gatos.

Ambiente Animal envolveu 174 comunidades, 106 protetores de animais e os municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e de Vassouras, Valença, Resende, Itatiaia, Paraty, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Macaé, no entorno de nove unidades de conservação estaduais, além de unidades federais e municipais adjacentes.

 

Enel Compartilha Inclusão Digital (2018-2019)

 

 

Projeto para implementação de quatro telecentros em diferentes localidades do estado do Rio de Janeiro, em parceria com Enfoco e Reame (São Gonçalo), Associação Pestalozzi (Itaboraí) e Associação Igrejinha (Niterói). Entre janeiro de 2018 e março de 2019, o projeto beneficiou 855 jovens dessas localidades, por meio da oferta de aulas de reforço para oito disciplinas do Enem, bem como quatro oficinas de tecnologia.

 

Enel Compartilha Esporte e Lazer (2018-2019)

O projeto teve como objetivo a construção de uma quadra poliesportiva e a realização de um programa de aulas, com foco na formação esportiva e autogestão do centro esportivo.

Foi realizado no Jardim Bom Retiro-Guaxindiba, em São Gonçalo (RJ). Entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019, atendeu cerca de 200 jovens da localidade, nas seguintes modalidades: muay-thai, jiu-jitsu, capoeira e educação física.

 

Guarda Parque (2017-2018)

Projeto de gestão de todas as Unidades de Conservação (UCs) do estado do Rio de Janeiro, incluindo a contratação de guarda-parques e coordenadores, selecionados rigorosamente e treinados e preparados para atender às diferentes demandas das UCs estaduais – incluindo organograma/funções, gerenciamento, comunicação, operações, segurança, controles, relatórios etc.

O projeto contou ainda com o cumprimento das demandas da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, por meio do Serviço de Guarda-Parques (Segpar-Sede) e dos gestores das unidades de conservação.

 

Bio Rio – Programa de Reforço Hídrico Cachoeiras de Macacu (2013- 2016)

 

 

Com recursos de Compensação Ambiental do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras, o projeto consistiu em apoiar a população atingida pela construção da barragem do Guapiaçu, promovendo a mediação de conflitos entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e os moradores atingidos pelo empreendimento. A barragem foi construída para abastecer o estado do Rio de Janeiro e sanar a crise hídrica que estava em curso.

 

Bio Rio – Programa de Esgotamento Sanitário de Itaboraí (2013- 2016)

 

 

Projeto voltado para a primeira etapa da obra da rede de esgotamento sanitário do município de Itaboraí, promovendo a mediação entre poder público, empresas e sociedade civil através de cursos, eventos, palestras e encontros culturais.

Foram criadas ouvidorias itinerantes e domiciliares com equipes de assistentes sociais e articuladores socioambientais que levantaram as demandas dos moradores sobre o projeto.

Os cursos foram oferecidos a partir das demandas da comunidade – por exemplo, Aceleração Escolar e Informática Básica, além de aulas ligadas a Educação Ambiental, Cultura e Comunicação.

 

Bio Rio – Programa de Esgotamento Sanitário de Maricá (2013-2015)

 

 

Projeto similar ao do município de Itaboraí, voltado para a mediação entre poder público, empresas e sociedade civil durante a construção de um emissário submarino.

Entre os cursos oferecidos a partir das demandas da comunidade, estavam Aceleração Escolar e Informática Básica, além de aulas ligadas à Educação, Cultura e Comunicação, tais como Hip Hop, Grafite e Multimídia.

O projeto foi realizado com recursos de compensação ambiental do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras.

 

Campanha Manejo de Resíduo – Duque de Caxias 2016

Projeto para desenvolver ações socioambientais com a comunidade de Xerém, na área de amortecimento da Reserva Biológica do Tinguá, em cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Em 2013, houve despejo irregular de resíduo hospitalar por parte de uma empresa prestadora contratada para fazer o serviço de coleta nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h).

O local delimitado para a realização do projeto foi uma área rural do distrito de Xerém, situada entre os núcleos urbanos de Mantiquira (Duque de Caxias) e Tinguá (Nova Iguaçu). Além de fazer fronteira com o município de Nova Iguaçu, limita com a Unidade de Conservação Rebio Tinguá e forma parte da Zona de Amortecimento da UC.

 

Centro de Oportunidades e Efetividade Energética em Itaboraí (2014-2020)

Desenvolvimento de trabalho social ligado ao tema eficiência energética em parceria com a concessionária Ampla. O objetivo foi o de promover o diálogo e a mediação com a comunidade envolvida no processo de fornecimento de energia, com foco nas questões socioambientais e implementação de ações ligadas a Educação, Cultura e Comunicação.

O projeto foi desenvolvido inicialmente nas comunidades de Reta Velha e Caramujo e, posteriormente, na de Bom Retiro, oferecendo cursos gratuitos a partir das demandas da comunidade, como os de Corte e Costura, Artesanato, Grafite e Radiojornalismo, entre outros associados à temática socioambiental local, além de aulas de Aceleração Escolar.

O serviço de Ouvidoria foi promovido na sede e por visitas domiciliares e o projeto contou ainda com palestras, eventos e encontros culturais.

 

Centro de Oportunidades e Efetividade Energética no Jardim Bom Retiro, São Gonçalo (2014-2020)

Projeto em parceria com a concessionária Ampla, atual Enel. Executou serviços especializados de mediação e relacionamento com a comunidade sobre o processo de fornecimento de energia.

O foco foram as questões socioambientais locais e a implementação de ações ligadas a Educação, Cultura e Comunicação.

O objetivo foi o de criar garantias de acesso das equipes da concessionária às áreas de risco, para mudança no padrão da rede, instalação de concentradores e medidores eletrônicos com blindagem de rede, de modo a reduzir perdas de energia, desenvolver hábitos de consumo consciente de energia e, concomitantemente, estimular o pagamento das faturas pela comunidade.