De Olho no Lixo

De Olho no Lixo – Prêmio Firjan Ambiental 2020 (2016-2021)

Projeto escrito e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental, foi implementado nas comunidades de Rocinha (maior favela do Rio de Janeiro), Vidigal e Roquette-Pinto (Maré), de fevereiro de 2016 até julho de 2021, com objetivo de promover a coleta integrada de resíduos nas comunidades, com foco no ciclo de vida do produto, na coleta seletiva e na logística reversa.

Em razão da pandemia de Covid-19 e da quarentena, o projeto adotou ações estratégicas para reduzir e minimizar o contágio nas comunidades envolvidas. Dessa forma, 1.718 moradores foram orientados sobre a maneira correta de higienização das mãos e foram produzidos e distribuídos gratuitamente 4.600 máscaras e 5.285 litros de cloro, ações complementadas com a doação de 1.015 sabonetes.

Ao longo do projeto, foi idealizada e implementada pelo Viva Rio a cooperativa Recicla Rocinha, que chegou a gerar uma renda média de R$ 750 mensais para cada um dos seus 54 cooperados e cooperadas, a partir do manejo correto dos resíduos, que deixavam de impactar a comunidade.

 

 

Galeria de fotos