No mesmo dia, SAMU realiza dois partos dentro de ambulância

22/5/2018

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) Médio Paraíba, que está sob a gestão do Viva Rio desde outubro de 2017, realizou dois partos dentro de ambulâncias. O fato já era inusitado e tornou-se ainda mais curioso por ambos terem acontecido no mesmo dia e na mesma cidade: 16 de maio, em Volta Redonda. Nos últimos sete meses, o SAMU Médio Paraíba atendeu a 141 chamados obstétricos.

A Central de Regulação do Médio Paraíba recebeu o chamado da paciente MC, de 36 anos, às 6:28h, já em trabalho de parto. A médica de plantão, Andréa Torres, classificou a ocorrência como urgente e encaminhou a viatura imediatamente. A Técnica de Enfermagem, Mayara da Silva Tavares e o Condutor de Veículo de Urgência, Valdinei Pires Silvério, chegaram em minutos. Normalmente as pacientes são levadas até o hospital de referência, mas o parto não pôde ser adiado e teve que ser feito dentro do veículo sob a orientação da Médica Reguladora Paula Varella, que havia assumido o plantão às 7h. Tanto o bebê quanto a mãe foram encaminhados ao Hospital São João Batista e passam bem.

Mayara, técnica de enfermagem e uma das integrantes da equipe

“Em dias conturbados, com muito trabalho e demandas intensas, é muito bom ter a oportunidade de atuar na chegada de uma vida. Traz esperança. Foi o dia mais emocionante da minha profissão”, disse Mayara, técnica de enfermagem.

O segundo chamado obstétrico chegou às 17:09h e foi recebido pela Médica Reguladora Renata Sarkis. A demanda foi atendida com urgência e, mais uma vez, a gestante deu à luz dentro da viatura. Além da Dra. Sarkis, a equipe é composta pela Técnica de Enfermagem Luma Ribeiro de Assis e pelos condutores de Veículo de Urgência Leonardo Eugênio Alves e André Braga da Rocha. Mãe e criança também foram encaminhadas ao Hospital São João Batista e estão bem.

Para Luma “foi a maior gratidão ver uma vida nascer em nossas mãos, uma sensação indescritível. Muitas vezes perdemos pacientes, mas, nesse dia, Deus nos deu a oportunidade de recomeçar nesse nascimento. Gostaria de agradecer minha equipe pelo profissionalismo e dedicação. Tenho orgulho de ser Samuzeira”.

Postado em Notícias na tag , , .