No Dia das Mães, Hospital de Paraty contabiliza quase 200 partos

Maria Fernanda Moreira, com a filha Clarice, nascida no Hospital Hugo Miranda, em Paraty

 

“Não tenho palavras para descrever como vai ser meu primeiro dia das mães com a minha filha nos braços”, contou Maria Fernanda Moreira Porto. Clarice, primeira filha de Maria, nasceu no início de maio no Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty, única maternidade da cidade. Clarice é uma das quase 200 crianças que nasceram apenas este ano no hospital. 

Maria é moradora do bairro Ilha das Cobras, em Paraty. Ela contou que toda a equipe da unidade a tratou da melhor maneira possível. “Achei que meu parto seria normal, mas no final foi uma cesárea, para preservar a saúde da Clarice. Fiquei um pouco apreensiva, mas deu tudo certo, foi rápido e todo mundo me tratou super bem”, lembrou a mãe de primeira viagem. 

Inaugurado em 2019, com modernas instalações, o Hospital Municipal Hugo Miranda substituiu o antigo Hospital Municipal São Pedro de Alcântara, e apenas em 2022 realizou 565 partos (sendo 235 partos normais e 330 cesáreas). Nos primeiros meses de 2023, 187 crianças nasceram na unidade. A unidade conta com seis leitos no centro obstétrico e seis leitos na maternidade, que são totalmente equipados para dar suporte aos recém-nascidos. 

“A criação do novo hospital, em 2019, possibilitou, além de uma melhor segurança para o paciente, a possibilidade da gestante ter direito a acompanhante e receber um atendimento ainda mais humanizado. A expectativa é que o serviço continue melhorando. Para 2024 existe o projeto para ampliar a maternidade”, explicou João Carlos Franco, diretor do hospital. 

O Hospital Municipal Hugo Miranda é administrado pelo Viva Rio desde sua inauguração

 

O Hugo Miranda é o único hospital do município de Paraty, que tem 46 mil habitantes, com uma população flutuante de mais de 100 mil pessoas no verão. A unidade é administrada pelo Viva Rio desde sua inauguração. Além da maternidade, conta com um centro cirúrgico, uma emergência (com sala vermelha e amarela) e uma emergência pediátrica. Só este ano, a emergência já realizou 1.303 atendimentos obstétricos. 

José Ricardo Pacheco, coordenador-geral de Saúde do Viva Rio, destaca a eficiência da unidade e da maternidade. “Nossa capacidade de assistência é maior do que a média esperada para hospitais de municípios pequenos. A maternidade tem um serviço qualificado, nós aumentamos a equipe técnica e colocamos profissionais que elevaram e padronizaram o nível de atendimento. Quando chegamos à unidade, só existiam equipes de plantão, mas hoje trabalhamos com rotinas que acompanham o usuário durante todo o tempo de permanência. O Viva Rio tem orgulho desse projeto”, relata o médico. 

Postado em Notícias.