Na campanha pelo controle de armas, Viva Rio inicia treinamentos do programa Stop The Bleed

Treinamento do Stop The Bleed aconteceu nesta quinta-feira (25) no Hospital Municipal Albert Schweitzer 

 

O Viva Rio, em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), iniciou nesta quinta-feira (25), no Hospital Municipal Albert Schweitzer, o programa Stop The Bleed (pare o sangramento, salve uma vida). O objetivo é treinar pessoas leigas para serem capazes de conter sangramentos. 

Participaram lideranças comunitárias, professores, educadores sociais, colaboradores do Viva Rio e moradores do bairro de Realengo, onde está localizado o hospital. A aplicação do Stop The Bleed faz parte da campanha pelo controle das armas de fogo, iniciada pelo Viva Rio no último domingo (21), em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e várias instituições da sociedade civil. 

Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgiões grande parte das mortes e incapacidades permanentes em decorrência de trauma poderiam ser evitadas se houvesse tratamento inicial rápido e eficiente. Em diversos casos, medidas simples, tomadas por pessoal leigo sensibilizado e bem treinado, podem salvar uma vida.  

Hélio Machado Vieira Junior, coordenador da Clínica Cirúrgica do Hospital Municipal Albert Schweitzer e membro do American College of Surgeons, foi quem conduziu o treinamento. Segundo ele, capacitar a população ajuda a equipe médica na prestação do atendimento à vítima. 

“A primeira pessoa que vê o trauma pode ser o elo mais forte da corrente de salvamento, por isso, ensinar protocolos de parada de sangramento para leigos é fundamental. Se o indivíduo tomar algumas medidas antes da chegada do paciente ao hospital, ele pode ajudar a preservar a vida e dar condições à equipe médica de atuar de maneira melhor”, explica o instrutor. 

Além de aprenderem como prestar um primeiro atendimento às vítimas de traumas, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas e praticar as técnicas aprendidas. Marcia Regina dos Santos, 43 anos, diretora da Escola Municipal Maria Quitéria, em Bangu, foi uma das pessoas que participou do treinamento.

Marcia Regina dos Santos, 43 anos, diretora de uma escola municipal, treinando as técnicas aprendidas

 

“Enfrentamos diversas situações na escola, como alunos que se machucam nas aulas de Educação Física ou caem. Nesses casos, é necessário fazermos o primeiro atendimento e muitas vezes não temos condições. Me sinto muito mais capacitada para realizar qualquer procedimento e intervenção urgente com minhas crianças”, afirma a diretora. 

José Ricardo Pacheco, coordenador-geral de Saúde do Viva Rio, também esteve presente no evento e lembrou do envolvimento da instituição em temas de violência. “O Viva Rio discute o tema da violência desde o seu início, em 1993. No Brasil, somos responsáveis por 20% das mortes por arma de fogo do mundo. Então um evento como esse, chancelado por organismos internacionais e disseminado pelo mundo, é muito relevante e faz a diferença na sociedade”, conta. 

O superintendente da Rede de Urgência e Emergência do município, Paulo Silveira, também participou da ação. Ele é instrutor do Stop The Bleed e parabenizou o Viva Rio pela iniciativa de se juntar à campanha mundial. “Um curso desses, com certificação internacional, vai proporcionar destreza para diminuir índices de óbitos. Que os participantes multipliquem os conhecimentos aprendidos”, fala.

Todos os participantes receberam certificado, mais de 30 pessoas foram treinadas

 

O Stop The Bleed

O Stop The Bleed é uma campanha mundial liderada pelo American College of Surgeons (ACS), através de seu Comitê de Trauma, e tem por objetivo educar o cidadão e agentes públicos a prestar socorro inicial às vítimas de traumatismos, reconhecendo fontes de sangramento que, se não identificadas e facilmente contidas, podem resultar em morte.

Até 2018 já foram treinadas aproximadamente 900 mil pessoas no mundo, fazendo a diferença em 102 países.

 

Confira abaixo mais fotos do treinamento.

Postado em Notícias.