Minc comenta impacto de projetos na Baixada Litorânea

Promover a articulação entre estado, empresas e moradores da Baixada Litorânea é o grande desafio do Viva Rio Socioambiental para ajudar o governo a cumprir a meta olímpica de reduzir em 80% a poluição da baía de Guanabara até 2016. A ideia é esclarecer comunidades locais sobre os potenciais impactos decorrentes da implantação do Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj) e da construção da barragem no rio Guapiaçu, mostrando também os benefícios que os novos projetos levarão aos municípios de Cachoeira de Macacu, Maricá e Itaboraí.

Rubem e Tião no café da manhã com Minc

Da esq. para dir.: Rubem César Fernandes, Sebastião Santos e Carlos Minc durante encontro na sede do Viva Rio

As dúvidas sobre os empreendimentos foram elucidadas durante encontro que reuniu aproximadamente 100 pessoas na sede do Viva Rio, nesta segunda-feira, dia 25. O secretário de estado de Ambiente, Carlos Minc; diretor executivo do Viva Rio, Rubem Cesar Fernandes; e o coordenador de Meio Ambiente, Sebastião Santos foram alguns dos debatedores.

Minc explicou que, apesar das posições contrárias, a barragem vai garantir o abastecimento de água para dois milhões de pessoas em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, além de resolver as enchentes do rio Guapiaçu.

“A formação de um lago na região vai criar ainda novas alternativas para a prática de esportes náuticos e pesca, valorizando as propriedades do entorno, atraindo turismo e aumentando a arrecadação do ICM verde”, disse o secretário. “Macacu também será beneficiada com o tratamento de esgoto – hoje inexistente – e com fornecimento de água tratada, escassa durante o verão”.

O secretário afirmou que já foram publicados os decretos de desapropriação da fazenda para receber os posseiros e meeiros que trabalham na área que será alagada em Macacu e também da região onde ficará a barragem.

O articulador socioambiental Alessandro Rifan, chamou a atenção de Minc sobre a importância do estado marcar presença na região, a fim de transmitir segurança à comunidade sobre o passo a passo do projeto.

Marlin investimentos

Articulador do projeto, Alessandro Rifan cobrou maior participação do estado nas reuniões e  fóruns populares

As obras de saneamento básico, iniciadas em Itaboraí e Maricá, foram abordados por Minc durante o encontro. Desta vez, o papel do Viva Rio, também a partir de sedes locais e ouvidorias itinerantes, será conscientizar os moradores sobre os futuros benefícios de obras e da importância em concluir as ligações domiciliares com a rede de saneamento, para que esta possa de fato cumprir sua função de sanear o ambiente.

 

 

Postado em Notícias na tag .