Unidades de conservação de todo o RJ celebram Dia Mundial do Guarda-parque

2/8/2017

Dia 31 de julho é comemorado o Dia Mundial do Guarda-parque. Este ano a data tem um significado especial para o Viva Rio, já que passamos a administrar 19 unidades de conservação em todo o estado do Rio. Nossos 160 Guarda-parques atuam como protetores da flora, da fauna e das pessoas que visitam as unidades. Um trabalho fundamental, que o Viva Rio tem orgulho de coordenar em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente.

O contrato de gestão dos parques foi assinado no início de abril. Desde então, fizemos a seleção e o treinamento dos profissionais, homens e mulheres de diversas formações, entre geógrafos, biólogos, ex-militares, entre outros.

Eles já receberam instruções de primeiros socorros, operações florestais, sobrevivência na mata, uso de equipamentos, educação ambiental, gestão de unidades de conservação, manejo de animais silvestres e peçonhentos e planos de contingência. Atualmente estão sendo qualificados para lidar com incêndio florestal e predial, extintores, mangueiras, manutenção de trilhas e infraestrutura de uso público. Nossos guardas ainda terão aulas de história e cultura, legislação ambiental, ética, rádio-comunicação e procedimentos administrativos.

Ao longo da última semana, várias das unidades que gerimos celebraram o Dia Mundial do Guarda-parque com ações de lazer e sensibilização.

No Parque Estadual da Pedra Branca a comemoração teve um sabor a mais: nosso time apagou dois focos de incêndio e foi muito aplaudido no maior estilo escoteiro. No Núcleo Pau da Fome, os visitantes puderam ver fotos e vídeos da ação dos guarda-parques, conhecer materiais usados no combate a incêndios e ver imagens da flora e da fauna locais.

Na Estação Ecológica da Guaxindiba o festejo ocorreu junto com o Grupo de Escoteiros do Mar de São João da Barra (129 GEMAR).

Já os guardas do Parque Estadual Cunhambebe receberam a criançada e moradores do entorno na praça principal de Mangaratiba para uma série de atividades lúdicas e recreativas. A programação gratuita incluiu caminhada guiada pelos guarda-parques na trilha do Curumim (adaptada para pessoas com deficiência), plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica, música, dinâmicas de sensibilização socioambiental e uma visita ao museu do Instituto Boto Cinza.

Alunos de escolas municipais aprenderam a construir uma prancha de stand-up paddle a partir de garrafas pet e terminaram o dia surfando no Rio do Sahy.

A Reserva Biológica de Guaratiba comemorou com apoio da Cedae, que apresentou e doou sementes e mudas de seu viveiro. Houve ainda palestras, oficinas e uma exposição de obras de arte com peças retiradas do mangue.

Várias de nossas outras unidades também comemoraram a data com eventos e ações públicas. Parabéns aos guarda-parques do Rio de Janeiro e de todo o Brasil! O trabalho de vocês é decisivo para a construção de uma relação mais sustentável com o meio ambiente.

Postado em Notícias na tag .