Primeiro Mamaço da Maré reúne mais de 150 mães

O primeiro “Mamaço da Maré” reuniu no último sábado (30), na Vila Olímpica, mais de 150 mães, que amamentaram seus filhos em público como forma de incentivar o aleitamento materno. A campanha foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as unidades de saúde administradas pelo Viva Rio.

Tamiris Barcellos (9)

Mais de 150 mães participaram do primeiro “Mamaço da Maré”, que teve o objetivo de incentivar o aleitamento materno

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, somente 41% dos bebês menores de seis meses são alimentados exclusivamente com leite materno. Para a idealizadora do “mamaço” e técnica da enfermagem do Centro de Saúde Hélio Smith, Zilda dos Santos, o baixo índice deve-se principalmente à falta de orientação em relação ao aleitamento.Ela acredita que as unidades de saúde tem um papel primordial na difusão das técnicas e importância do ato de amamentar.

“O nosso trabalho é mostrar para essas mães os benefícios que o aleitamento pode proporcionar para ela, o bebê e para toda a comunidade, principalmente nos seis primeiros meses de vida”, afirmou.

Entre os benefícios resultantes do aleitamento, destaca a técnica, está o poder de nutrição do leite materno, a prevenção de doenças tanto para a mãe quanto para o bebê, a melhora da estrutura emocional, por meio do vínculo com a mãe, a economia e a sustentabilidade do planeta. Já para a progenitora, a amamentação suaviza a hemorragia após o parto, diminui a incidência de câncer e osteoporose e reduz as medidas de cintura e abdômen.

Tamiris Barcellos (13)

Para Zilda dos Santos, o leite materno é o melhor alimento que existe para o bebê

“O leite é composto por água, proteína, lipídios, vitaminas e minerais e ferro, além de conter propriedades anti-infecciosas e agir no desenvolvimento corporal e cognitivo. Não existe nenhum outro leite que tenha as proteínas contidas no leite materno”, explicou Zilda.

Outra vantagem é a melhora da saúde bucal infantil, como explica a dentista do CMS Hélio Smith, Catharine de Andrade. “A criança que mama no peito desenvolve muito bem as suas arcadas dentárias durante o exercício de sucção. Evitando desenvolver mordida aberta, palato ogival e futuros problemas na fala”. Catharine acrescentou que o aleitamento também possibilita que essa criança respire de uma forma mais adequada. “Ela tem que coordenar a respiração com as mamadas, o que também favorece o crescimento do complexo maxilo-facial”.

Fora os impactos positivos na vida dessas mulheres e bebês, a amamentação também é a realização de um sonho.  Mãe do recém-nascido Danilo, Luciana Galdino, de 28 anos, que não conseguia esconder a felicidade por ser a produtora do mais importante alimento de seu filho. “Sei que tudo que ele precisa está no meu peito”.

Tamiris Barcellos (5)

Luciana Galdino com seu filho Danilo: “Sou a produtora do mais importante alimento para o meu filho”

Luciana é mãe de segunda viagem, mas não pode amamentar seu primeiro filho por complicações no parto. “Ele passou da hora de nascer e ficou 11 dias na UTI, então o meu leite secou”. Para alimentar a criança, Luciana teve que comprar o leite concentrado que é vendido em farmácias e mercado. “Eu tinha que tirar dinheiro de um lugar para conseguir comprar o alimento do meu filho, pois são muito caros e não temos condição”.

Durante o “Mamaço”, foram realizadas palestras educativas sobre os métodos e importância de amamentar. Também foram distribuídos kits com fraldas descartáveis e cangurus – espécie de tecido que a mulher usa para facilitar a amamentação -, além de sorteadas roupas e acessórios de bebê. Em paralelo, o Exército, que ocupou a Maré há alguns meses, se apresentou com sua banda marcial e técnicas de adestramento.

Tamiris Barcellos (11)

Demonstração de técnicas de adestramento do Exército

Estiveram envolvidos na ação a coordenadoria da Área Programática 3.1, o Exército, a Clinica da Família Augusto Boal e os Centros de Saúde Hélio Smith, Samora Machel e Nova Holanda.

(Texto: Flávia Ferreira | Foto: Tamiris Barcellos)

Postado em Notícias na tag .