Mais de 100 ACS concluem o Ensino Médio

Mais de 100 ACS formados pelo Aceleração Escolar

Durante um ano, 115 agentes comunitários de saúde (ACS) participaram do projeto Aceleração Escolar, oferecido através da parceria entre o Viva Rio Saúde, a prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e o Sindicato dos Agentes Comunitários do Rio de Janeiro. Eles concluíram o Ensino Médio e celebraram a conquista em uma cerimônia de formatura no Viva Rio, no dia 1º de agosto.

Através da metodologia da Aceleração Escolar, o projeto oferece aos ACS a possibilidade de concluir os estudos em um ano. O curso tem foco na Saúde Ambiental e faz parte do programa Estratégia Saúde da Família.

“Muitos ACS são pais e mães e foi um grande desafio conciliar as vidas profissional e familiar com a rotina de estudar à noite, depois do trabalho”, disse o coordenador pedagógico da área de Educação do Viva Rio, Alexandre de Goes.

Alexandre de Goes (de camisa xadrez): ACS superaram desafio de conciliar trabalho e estudos

É o caso de Luiza dos Santos, 28 anos, que trabalha há dois anos na unidade de saúde Dr. Nagib Jorge Farah, no Jardim América. Ela conseguiu conciliar as aulas e o trabalho e foi mais longe: passou no vestibular da UNISUAM  para Enfermagem.  “Foi uma vitória profissional e pessoal. Quando queremos o melhor, temos sempre que buscar nos qualificar, porque o tempo não para”, disse Luiza, que admitiu ter parado de estudar há anos por preguiça.

Esse é apenas um dos casos de que se orgulha o professor Allan Teixeira, que lecionava história, sociologia e filosofia para os alunos dos bairros da Penha e Coelho Neto. Durante a cerimônia, ele se emocionou ao relembrar os momentos que passou com os alunos. “Eu não ensinei apenas, mas aprendi muito com eles. Para mim, o mais importante foi ter acesso a tantas histórias e vivências”, contou.

Cerimônia de formatura e bolo para comemorar a conquista dos ACS

O coordenador de Segurança Humana do Viva Rio, Ubiratan Ângelo, lembrou que os agentes de saúde exercem muita influência nas localidades em que atuam, por conta da relação de proximidade que estabelecem com os moradores. Para Ubiratan, eles são corresponsáveis pelo desenvolvimento da comunidade. “Os que optaram pela formação entenderam o papel que exercem no local onde moram e, ao se capacitar, estão aprimorando esse papel e ajudando a dar um futuro melhor para sua localidade”, disse.

Também presente na cerimônia, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários do Rio de Janeiro (SINDACSRJ), Ronaldo Moreira, demonstrou o interesse de ampliar a parceria com o Viva Rio na implementação do projeto: “Temos que levar o Aceleração Escolar para todo o município. É uma vitória saber que apesar de todas as dificuldades, os ACS conseguiram”, disse.

Os 115 ACS, que atuam nas áreas programáticas (AP) 2.1, 3.1 e 3.3, tiveram aulas na Rocinha, na Penha e em Coelho Neto. Durante todo o ano letivo, eles receberam os materiais didáticos e tiveram acesso a conteúdos direcionados à formação. As disciplinas foram ministradas em módulos com carga horária de 40 a 160 horas, divididas em artes, biologia, física, geografia, português, história, matemática, sociologia e filosofia.

Postado em Notícias na tag .