“Lugar de doente não é na cadeia”, afirma UNODC

Relatório divulgado pela Comissão Global de Políticas sobre as Drogas da Organização das Nações Unidas (UNODC) afirma que a atual política de combate às drogas fracassou e que as melhores alternativas para lidar com o problema são a descriminalização do usuário de drogas e a estratégia de redução de danos.

O Relatório Mundial sobre Drogas é publicado anualmente pela UNODC e reúne os principais dados e análises de tendências sobre a produção, o tráfico e o consumo de drogas ilegais em todo o mundo. Os dados são compilados a partir de questionários enviados aos países-membros da Comissão e compõem um documento de referência para nortear as políticas globais sobre drogas.

A UNODC defende que uma política de drogas eficaz deve ser baseada em evidências científicas e priorizar a saúde: “É preciso acabar com a criminalização, a marginalização e a estigmatização de pessoas que usam drogas”. O documento também propõe a oferta de penas alternativas para pequenos traficantes que sejam réus primários.

Clique aqui para baixar o sumário executivo do Relatório.

Baixe aqui o relatório na íntegra (em inglês).

Mais informações.

Postado em Notícias na tag .